12 Atitudes Saudáveis para 2019 - Menu Criativo - Receitas

03/12/2018

12 Atitudes Saudáveis para 2019

Ideias fáceis de aplicar no dia a dia podem fazer toda a diferença em sua qualidade de vida. Confira e adote!


Alimente-se com prazer e sem pressa. Preste atenção no sabor, no aroma e na textura dos alimentos e procure mastigar devagar. Segundo o Ministério da Saúde, a duração ideal para uma refeição completa (salada, prato principal e sobremesa) é de pelo menos 20 minutos.

Pratique exercícios físicos diariamente: caminhe, ande de bicicleta, faça ioga, jogue futebol ou basquete... São muitas as opções! Segundo a Organização Mundial da Saúde, 30 minutos diários já são suficientes para bons resultados. E não se esqueça de, antes de iniciar um programa de exercícios,
procurar um educador físico e um médico.

Tente dormir bem. Ter uma boa noite de sono é uma das coisas mais importantes que você pode fazer por seu corpo. Para isso, criar alguns rituais pode ajudar: um banho quente, uma xícara de chá, uma cama macia e um quarto ventilado, silencioso e escuro.

Medite. Essa prática, além de acalmar, ajuda a driblar a ansiedade e equilibrar os pensamentos. Veja esta meditação simples, de cerca de 20 minutos: Sente-se em um lugar calmo e programe o tempo da meditação com um despertador. Escolha uma música relaxante ou concentre-se no ritmo de sua respiração. Feche os olhos e deixe os pensamentos fluírem sem interagir com eles.

Beba água, sempre. Manter o organismo hidratado é essencial para que ele realize suas funções de maneira adequada. O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de, no mínimo, 2 litros de água por dia, dando preferência para o consumo nos intervalos das refeições. 

Inclua fibras em sua dieta. Encontradas nos alimentos de origem vegetal, elas auxiliam na regulação do funcionamento do intestino. A recomendação do Ministério da Saúde é consumir 25 gramas de fibras diariamente. Elas podem ser encontradas nas frutas, verduras, leguminosas, cereais matinais feitos com grãos integrais, cereais e pães integrais, além de barras de cereais.

Coma todos os dias pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches. São alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras e contribuem para a manutenção da saúde.

Pare! Simplesmente se dê um tempo para fazer nada todos os dias. Sente-se confortavelmente com a coluna ereta, feche os olhos por cerca de dez minutos, preste atenção em sua respiração e relaxe.

Alongue-se pelo menos três vezes ao dia: ao acordar, espreguiçando se; após o almoço, para ganhar pique; e à tarde, para descansar as costas.

Faça uma bela faxina em sua casa. Doe aquilo que já não lhe serve mais, como papéis inúteis, revistas velhas, objetos quebrados etc.

Invista na organização, anotando gastos, listas de compras, tarefas a cumprir... O fato de colocar tudo no papel faz com que o compromisso assumido se torne ainda mais forte.

Quando der, troque o carro pela bicicleta ou vá a pé. Usando apenas o carro, seu corpo fica privado do movimento físico. Utilize-o apenas quando for necessário. Dê preferência, em distâncias menores,
à bicicleta ou caminhadas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.