Menu Criativo de Drinks: Receitas Fáceis à Elaboradas - Menu Criativo - Receitas

14/12/2018

Menu Criativo de Drinks: Receitas Fáceis à Elaboradas

Se tem uma coisa que não pode faltar em reuniões entre amigos ou em uma festa, além das comidinhas, são as bebidas. Além da tradicional cervejinha, os drinks são sempre uma boa pedida em momentos de descontração! 


Para inspirar você na arte dos coquetéis, confira a seguir 5 receitas diferentes de drinks – de fáceis a elaboradas, para todos os gostos. Desde a simples receita de caipiroska até o sabor marcante do whisky sour, veja os ingredientes, modo de preparo e dicas valiosas para o máximo sabor! 

Caipiroska - Fácil

Este drink é derivado de uma das bebidas mais populares no Brasil: a caipirinha. O que muda apenas é o destilado utilizado, em vez da tradicional cachaça, é a vodka a protagonista da caipiroska. 
Além de simples, a receita de caipiroska é rapidinha de fazer, e os ingredientes são:

2 colheres de açúcar
2 unidades de limão
Gelo à gosto
40 ml de vodka 

E para seu preparo basta macerar os limões com o açúcar, depois acrescentar os demais ingredientes na coqueteleira e misturar bem. Como essa bebida é versátil, você ainda pode substituir o limão pela fruta de sua preferência e adaptar a receita de caipiroska conforme o seu gosto: morango, lichia, maracujá, kiwi, frutas vermelhas e abacaxi são boas combinações. Seguindo essa receita, você prepara um copo de caipiroska com teor alcóolico aproximado de 11.8%. 

E aqui vai uma super dica: se você optar pelo limão, lembre-se de tirar a parte central branca da fruta, para evitar que a sua receita de caipiroska fique amarga!

Sex on the beach - Fácil

Se você gostou da receita de caipiroska, tem grandes chances de se apaixonar pelo clássico e delicioso Sex on the Beach. Além de gostoso, esse coquetel também é muito atrativo visualmente por ser uma bebida bifásica - e, mesmo não parecendo, seu preparo é bem fácil.

Você vai precisar de:

40ml de Smirnoff
15ml de Peach Schnapps (licor de pêssego)
40ml de suco de cranberry (oxicoco)
40ml de suco de laranja 

Encha um copo alto com gelo e adicione todos os ingredientes. Em seguida, misture tudo com uma colher e enfeite o copo com uma fatia de laranja! O teor alcóolico aproximado dessa receita, que rende uma taça, é de 13,83%. E a dica para conseguir um efeito colorido é colocar cada bebida devagar – você pode usar uma colher para despejar o líquido no copo.

Piña colada - Médio

Agora que passamos pelos drinks mais fáceis, que tal ousarmos um pouco mais na arte do coquetel? E, para isso, nada melhor do que um dos drinks mais tropicais que um menu pode ter: a piña colada! Muito popular no verão, esse drink é refrescante, docinho e não muito demorado para fazer:

40 ml de rum branco
150 ml de suco de abacaxi
50 ml de leite de coco
2 colheres de sopa de leite condensado
Gelo à gosto 

Coloque na coqueteleira uma dose de rum (ou vodka se preferir), a mesma medida de leite de coco, o suco de abacaxi, uma colher de leite condensado e o gelo. Misture bem e sirva! Essa receita rende um copo, com teor alcóolico aproximado de 12,64%. 

Você pode decorar o copo com uma fatia de abacaxi cortada ao meio para conferir mais charme e elegância ao drink, ou ainda usar a casca da fruta como recipiente. Só tenha o cuidado de cortar os espinhos da superfície da fruta para não machucar a mão de seus convidados!


Mojito de tequila - Elaborado

Normalmente o mojito é conhecido por seu preparo com rum, porém para fugir do óbvio e dar um toque de criatividade na receita, vamos usar tequila! Para preparar esse drink você vai precisar de: 

40 ml de tequila
3 gomos de limão tahiti
50 ml de água gaseificada
60 ml de refrigerante de limão
3 colheres de chá de açúcar
folhas de hortelã à gosto 

Amasse as folhas de hortelã para extrair seu aroma, juntamente com os gomos de limão e o açúcar já dentro da coqueteleira. Para isso o ideal é um socador, mas se não tiver um em casa, pode utilizar as costas de uma colher longa. E a mesma dica da receita de caipiroska vale aqui também: retire a parte branca do limão para evitar o amargor! 

Em seguida, adicione a tequila e encha ⅔ da coqueteleira com gelo e agite até gelar. Coloque gelo triturado em um copo e despeje a mistura, utilizando um coador ou uma peneira. Preencha o copo com a água e o refrigerante e decore-o com ramos de hortelã e rodelas de limão. Essa receita rende até 2 copos, cada um com teor alcóolico aproximado de 6,32%. 


Whisky sour - Elaborado

Um drink elegante e sofisticado, o whisky sour costuma agradar o paladar dos amantes desse destilado, sendo uma bebida com gosto marcante e grande presença. Para prepará-lo é necessário:

40 ml de whisky
25 ml de suco de limão
20 ml de xarope de açúcar
1 clara de ovo 

Coloque todos os ingredientes a começar pelo whisky em uma coqueteleira previamente refrigerada e agite bem até resfriar. Sirva em um copo de preferência baixo com a borda embebida em suco de limão e açúcar. Com teor alcóolico aproximado de 12,64%, essa receita rende até um copo. 

Se você ou algum amigo for vegano, uma alternativa é substituir a clara de ovo pela aquafaba, que é o líquido resultado da fervura do grão de bico. Para isso, basta cozinhar o grão de bico e utilizar a água do cozimento em vez da clara de ovo – 30 ml corresponde a 1 clara de ovo. 


Agora que você já conhece várias receitas de drinks gostosos e refrescantes, é só chamar os amigos e garantir uma noite agradável com deliciosos coquetéis preparadas por você. Compartilhe a sua receita e colabore com esse menu criativo!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.