6 Comidas para Provar em Londres - Menu Criativo - Receitas

14/01/2019

6 Comidas para Provar em Londres

Londres pode não ser reconhecida por sua gastronomia, que não é mundialmente renomada como a culinária francesa ou italiana por exemplo - porém, é possível encontrar cozinhas do mundo inteiro passeando pela capital Inglesa. 

12019/Pixabay
Em Londres, existem pubs, bares e restaurantes para todos os gostos e de variadas culturas diferentes. Em uma breve caminhada pela cidade, é possível encontrar restaurantes indianos, japoneses, árabes, vietnamitas e até mesmo brasileiros, representando a gastronomia do mundo todo. 

Porém, quando um intercambista ou um turista chega em um lugar diferente e deseja conhecê-lo por completo, se aprofundando em suas origens, nada melhor do que começar provando a gastronomia local. Por isso, no artigo de hoje, iremos conhecer 6 comidas tipicamente britânicas que não podem ficar de fora do cardápio dos turistas que estão de passagem pela capital inglesa. 

NickFewings/Unsplash

1. Fish and Chips 

Uma das comidas mais conhecidas e clássicas da Inglaterra é o tradicional prato de peixe acompanhado de batata frita. A origem da receita é muito antiga, sendo difícil saber a exata história por trás de seu surgimento - os Irlandeses inclusive reivindicam autoria do prato! 

O prato é simples: um filé de peixe empanado, frito e temperado com sal, vinagre e malte (geralmente leva cerveja na receita). E é claro, para acompanhar, uma generosa porção de batata frita e ervilhas frescas ou em formato de purê - guarnições aliás bastante frequentes nas refeições inglesas. Você pode experimentar tanto em restaurantes quanto em feirinhas de rua – muito populares nos finais de semana dos ingleses. 

AndyWang/Unsplash

2. English Breakfast 

Outro prato extremamente típico e popular na terra da rainha é o típico café da manhã inglês. É um prato bem reforçado que contém ovos, bacon, feijão ao molho de tomate (baked beans), pão torrado, cogumelos, hash browns (tipo um bolinho de batata ralada frito) e linguiça - alguns ainda incluem chouriço. O prato é, com certeza, um pouco alternativo para o paladar do brasileiro, que geralmente prefere algo mais “leve” logo de manhã. 

O English Breakfast é encontrado por toda a cidade por preços bem convidativos e, com certeza, é uma ótima opção para quem busca começar o dia de passeios com bastante energia. 

FitNish/Unsplash

3. Pie and Mash 

Por Londres, “pie” é uma torta salgada e não um bolo ou torta doce – como nós brasileiros estamos mais acostumados! Os britânicos são grandes fãs de tortas salgadas, que são servidas em diferentes formatos e, geralmente, são servidas de forma individual ou em potinhos, neste caso a massa fica apenas por cima, como uma espécie de “tampa”. 

O recheio tradicional é de carne - de vaca ou cordeiro - e rim - o que pode não ser muito atrativo para diversas pessoas - porém, existem vários outros tipos de recheios disponíveis nos restaurantes pela cidade. 

A versão original também é acompanhada por purê (que dá nome ao prato, traduzido literalmente como “Torta e Purê”) e ervilha. E geralmente ele é combinado com uma pint de cerveja (medida do copo de chope de 500 ml) para beber, mas também vai bem com diversas receitas de drinks - que tal aproveitar para provar o tradicional Pimm's, um licor de frutas misturado com refrigerante de limão que bomba por lá no verão? 

Aqui você pode conferir também algumas inspirações e receitas de drinks para compor perfeitamente a sua refeição. 

4. Jacket Potato 

As Jacket Potato são nada mais batatas assadas (e também encontradas como Baked Potatos), parecidas com as que comumente encontramos por aqui com diversos tipos de opções de recheios. Porém, em Londres, é comum encontrá-las recheadas com queijo ou feijão ao molho de tomate (ingrediente comum por lá, pode parecer estranho a princípio, mas a combinação acaba sendo bem interessante). O termo Jacket (jaqueta em português) se refere à crocância que se dá a casca da batata depois de assada. 

5. Shepherd's Pie 

Outro prato bastante comum é a Shepherd's pie, que na verdade não vem no formato tradicional de torta, apesar do nome, se assemelhando mais ao escondidinho de carne que estamos acostumados a encontrar no Brasil. “Shepherd” significa pastor, e no caso do prato é associado especificamente àqueles que cuidam de carneiros, pois seu recheio é justamente é feito com carne moída cordeiro (existe a versão feita com carne de vaca, porém aí ela é chamada de “cottage pie”). 

Jelleke/Unsplash

6. Scones 

É bem provável que você conheça a fama do tradicional “chá das cinco” Inglês, e os scones são um dos acompanhamentos normalmente servidos durante essa ocasião. Eles são uma espécie de bolinhos feitos de aveia, cevada ou trigo, e normalmente são servidos acompanhados de geleias de frutas e creme ou manteiga - de fato são perfeitos para um chá da tarde, não é mesmo? 

Quando você fizer seu plano de viagem para conhecer a charmosa capital do Reino Unido, não se esqueça de incluir no roteiro de viagem passeios gastronômicos para saborear as delícias locais. Assim, você vai conhecer de pertinho um pouco mais sobre a cultura inglesa de uma das melhores maneiras possíveis: pelo paladar!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.