Abacate - Saiba mais sobre o Alimento do Momento - Menu Criativo - Receitas

19/02/2019

Abacate - Saiba mais sobre o Alimento do Momento

O abacate é o fruto do abacateiro, árvore nativa do México e da América do Sul. Tornou-se comum na alimentação do brasileiro por ser versátil para o uso em pratos doces e salgados, além de muito nutritivo. Conheça mais sobre o abacate, suas propriedades, tipos e receitas:

Propriedades

Um abacate pequeno, com 150 gramas de polpa fornece:
240 calorias
22 gramas de gorduras
13 gramas de carboidratos
3 gramas de proteínas
10 gramas de fibras

Quase 70% das gorduras encontradas no abacate são monoinsaturadas, a maioria de ácido oleico, e o restante é composto por gorduras poli-insaturadas, sendo elas ômega-6 e ômega-3, e gorduras saturadas, sendo ácido palmítico.
O abacate também oferece uma variedade muito grande de vitaminas e minerais. Destacam-se:
Vitaminas do complexo B, vitamina A, C, E, cobre, manganês, magnésio, fósforo, potássio e zinco.

Tipos

Há três principais tipos de abacate, embora existam muitos outros:
Mexicano: fruto pequeno com formato alongado e casca lisa;
Guatemalteco: fruto pequeno com formato arredondado e casca rugosa;
Antilhano: fruto grande com formato alongado e casca verde.

No Brasil, são produzidas as variedade de abacate Breda, Fortuna, Geada, Margarida, Ouro Verde, Quintal e Hass. A variedade Hass que é pequena e possui casca escura, é conhecida como avocado (abacate em espanhol).

Benefícios

Cuida da pele - Além de auxiliar a prevenir o envelhecimento precoce, devido à presença de antioxidantes, aumenta também a absorção de licopeno e betacaroteno, pigmentos que ajudam a manter a pele saudável.
Para o intestino - Também auxilia na melhora do funcionamento do intestino pelo alto teor de fibras.

Abacate engorda?

Dentro de uma dieta saudável e um cardápio equilibrado, o abacate não engorda e sim auxilia o emagrecimento por meio de seus benefícios, como suas fibras que prolongam a sensação de saciedade.
Contudo, uma porção de 100 gramas de abacate contém em média 180 calorias, valor relativamente alto para uma fruta.
Dessa forma, o consumo de frutas de alto valor calórico, principalmente por pessoas em processo de emagrecimento, deve ser orientado individualmente por um nutricionista.

Pode fazer mal?

Se consumido excessivamente, o abacate pode trabalhar de forma inversa, levando ao ganho de peso, aumento do colesterol e triglicérides.
Indivíduos com alergia ao látex devem consultar um médico antes de consumir a fruta, pois há o risco de hipersensibilidade.
Pessoas que possuem colesterol alto no sangue – e em processo de emagrecimento, devem consumir sob orientação de nutricionista, a fim de estabelecer as porções adequadas.

Como plantar abacate?

Ter um pé de abacate em casa pode ser mais simples do que parece, mas exige dedicação. Saiba como cultivá-lo:
Retire a semente do abacate, de preferência orgânico para facilitar o processo de reprodução.
Encha um copo com água, espete o caroço com três espetos e coloque-o sobre a boca do copo, de forma que a parte de baixo da semente fique imersa na água e a parte de cima não. Deixe o copo perto de uma janela com luz natural.
Entre duas e quatro semanas os primeiros sinais do broto aparecerão. Enquanto isso, deve-se trocar a água do copo semanalmente e ter o cuidado para que o recipiente não se torne propício para o desenvolvimento de mosquitos transmissores de doenças.
A partir do segundo mês, o broto começará a crescer e aos poucos as folhas surgirão. Mantenha-o no copo com água até que tenha entre 10 e 20 centímetros de altura. A partir disso, parte das folhas mais antigas podem ser podadas e a semente estará pronta para ser plantada um vaso.
Retire a muda do vaso apenas quando ela já estiver grande demais para continuar a se desenvolver. Dessa forma, a muda poderá ser plantada em um jardim e, com o passar do tempo, os frutos aparecerão.

Receitas

Confira algumas receitas fáceis e muito versáteis com abacate:

Vitamina de Abacate

1/2 abacate
1 copo de leite gelado
Adoçante, mel ou açúcar demerara a gosto

No liquidificador, bata a polpa do abacate com o leite e o adoçante ou açúcar. Sirva logo em seguida e é isso, a sua receita com abacate está pronta.

Mousse de Abacate

3 abacates grandes
2 xícaras de chá de leite
1/2 xícara de chá de açúcar demerara ou adoçante
1 lata de creme de leite
2 colheres de sopa de suco de limão

No liquidificador, bata a polpa do abacate com todos os outros ingredientes. Distribua o conteúdo em taças, cobrindo-as com filme plástico. Leve à geladeira até gelar e endurecer. Decore com raspas de casca de limão e é isso, a sua receita de mousse de abacate está pronta.

Fonte: Ativo Saúde

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.