Alimentos Naturalmente Diuréticos - Menu Criativo - Receitas

22/02/2019

Alimentos Naturalmente Diuréticos

Alimentos diuréticos ajudam o corpo a se livrar do excesso de líquidos, principalmente água, cujo principal efeito é inchaço no abdômen e nos membros inferiores.
Vários fatores podem causar retenção de líquido, incluindo algumas condições graves de saúde, no entanto, na maioria das vezes a alteração é fruto de mudanças hormonais, imobilidade ou gravidez.


Se você tiver retenção de líquido repentina ou causada por alguma condição de saúde, busque um médico. Porém, caso você a desenvolva de maneira leve, alguns alimentos podem ajudar. Confira o que está por trás de cada um deles.

O que são alimentos diuréticos?

Alimentos diuréticos são aqueles que ajudam na eliminação de líquidos por meio do aumento da excreção de sódio e urina.
Eles são uma forma natural de desinchar e, consequentemente, diminuir medidas e parecer mais magro.

Principais alimentos diuréticos

Nutricionistas indicam ingerir ao menos dois alimentos diuréticos por dia para evitar a retenção de líquido.

Água
Parece o contrário, mas ao manter o corpo hidratado, não haverá motivo para os rins reterem água para compensar desequilíbrios hídricos. Ou seja, a água possui fundamental efeito diurético.

Melão
Além de ser uma fruta com alto teor de água – o que ajuda na digestão e tem efeitos diuréticos – o melão possui cálcio, potássio e também vitaminas que combatem a ação dos radicais livres que prejudicam células saudáveis.

Brócolis
O brócolis conta com fibras e grandes quantidades de potássio, o que ajuda a equilibrar os níveis de sal do organismo e previne a retenção de líquidos.

Pepino
Pepino é rico nas vitaminas A, C, K e J e em várias do complexo B, sendo ótimo para visão, ossos, imunidade, fígado e músculos. A quantidade de minerais também chama atenção, principalmente de potássio, magnésio, cálcio, fósforo, zinco e manganês.

Melancia
A quantidade de água da melancia é ótima para a hidratação do organismo e, consequentemente, ajuda a reduzir a retenção de líquidos.
A fruta também combate os radicais livres e, como consequência, ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer — principalmente de pâncreas, pulmão, cólon e próstata.

Abacaxi
Em geral, o abacaxi é rico em água, vitaminas (A, B e C), além de possuir boa quantidades de cobre, manganês, ferro, magnésio e fibras.
Graças ao seu alto teor de água, se torna um poderoso diurético natural ao ajudar na eliminação de toxinas pela urina e combater a retenção de líquido. Isso inclusive pode refletir na balança e ajudar a emagrecer.

Agrião
O agrião contém nutrientes essenciais para a saúde, dentre eles: vitaminas (A, C e do complexo B), ferro, ácido fólico, enxofre, potássio, cálcio, fósforo e fibras.
Ele é digestivo, faz bem para o fígado, é um ótimo diurético natural.

Chá de hibisco com cavalinha
O chá de hibisco possui ação diurética, por isso é muito utilizado por quem retém grande quantidade de líquidos.
A cavalinha contém diversos nutrientes, como vitamina C, potássio, cálcio, fósforo, entre outros. Ela também funciona como uma drenagem linfática natural no corpo, pois expulsa o excesso de água, mantém sais minerais essenciais e alivia inchaço.

Salsão
O salsão se destaca pela presença de minerais, como sódio, cálcio, potássio, zinco, magnésio, ferro e cobre.
Tanto o salsão quanto a salsinha aumentam a produção de urina e a excreção de ácido úrico, permitindo que o corpo desinche

Como evitar inchaço?

O sistema linfático (responsável por drenar o excesso de líquido) não tem propulsor central, como acontece com o cardiovascular.
Então, para que os vasos linfáticos funcionem corretamente, são necessários alguns hábitos saudáveis como: prática de atividade física, consumo adequado de água, dieta equilibrada e consumo de alimentos que ajudam na eliminação de toxinas.

Fonte: Ativo Saúde

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.