Canjica: Benefícios e Receitas - Menu Criativo - Receitas

16/05/2019

Canjica: Benefícios e Receitas

Canjica é uma espécie de grão de milho branco muito comum na culinária brasileira. É também o nome de uma sobremesa que leva o grão como ingrediente principal, embebido em leite de coco ou de vaca, açúcar, canela e outras especiarias.


Por mais que o prato doce seja o mais popular preparo da canjica, os grãos também podem ser aproveitados em outras refeições, como creme de milho, fubás e farinhas.
Ainda que pareça simples, a canjica pode ser um ótimo ingrediente para quem se preocupa com saúde na alimentação. 

A canjica pode ser branca ou amarela

O milho branco é utilizado principalmente no preparo do mungunzá, como é chamada a sobremesa com leite de coco no Nordeste. Já a canjica, quente ou gelada, pode ser feita com canela e leite de vaca e permite variações.
O grão amarelo tem sabor mais acentuado e é indicado no preparo de bolos e tortas, tanto doces quanto salgadas.

Engorda?

A canjica por si só não é um alimento engordativo, desde que seja preparada de modo equilibrado e saudável. Por isso, pode ser consumida por quem está tentando emagrecer.
Para quem deseja consumir a sobremesa canjica, vale apostar em substituições inteligentes, como trocar açúcar por adoçante, leite de origem animal pelo vegetal e assim por diante.

Receita

Canjica Simples

250g de canjica de milho
2 litros de água
1 xícara de chá de açúcar
1 litro de leite
100 gramas de coco ralado
Cravo-da-Índia e canela em pau a gosto
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite

Em um recipiente, deixe os grãos de canjica de molho em água filtrada por 24 horas. Transfira tudo para uma panela de pressão. Em seguida, acrescente o cravo e a canela e deixe cozinhar por 40 a 50 minutos. 
Destampe a panela e acrescente o açúcar, o leite, o leite condensado e o coco. Deixe cozinhar até engrossar a mistura. Desligue o fogo e, por fim, acrescente o creme de leite. Misture e sirva em seguida.

Receita de Canjica Salgada

Adaptado de Ativo Saúde

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.