Bolinho Caipira de Milho Verde - Menu Criativo - Receitas

31/07/2025

Bolinho Caipira de Milho Verde

O milho é um importante cereal para a alimentação das pessoas, animais e até mesmo para o artesanato, com o uso da palha. Com o objetivo de homenagear e incentivar o cultivo e consumo deste importante grão, a Água Doce Sabores do Brasil ensina uma receita de bolinho caipira de milho verde:
bolinho de milho

Bolinho Caipira de Milho Verde

(Rendimento: 20 unidades | Tempo de preparo: 1h30)

Massa
500g de farinha de milho amarela
4 colheres (sopa) de óleo
1 litro de água
2 tabletes de caldo de galinha
6 espigas de milho verde
2 colheres (café) de alho picadinho
1 colher (chá) de fondor

Modo de preparo da massa
Com o auxílio de uma faca, remova todos os grãos de milho da espiga. No liquidificador, bata os grãos de milho com água e reserve. Em uma panela refogue o alho, coloque os caldos de galinha e os amasse na panela, acrescente em seguida o milho batido, mexa e deixe cozinhar por alguns minutos. Coloque a farinha de milho e mexa até desgrudar da panela. Reserve.

Recheio
300g de frango cozido e desfiado
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (café) de arisco
2 dentes de alho picadinho
1 colher (sopa) de molho de tomate
1 colher (sopa) de cheiro verde

Modo de preparo do recheio
Em uma panela frite o alho no azeite até dourar, coloque o frango desfiado, o arisco, o molho de tomate e mexa. Desligue o fogo e acrescente o cheiro verde. Reserve.

Para Empanar
2 ovos
300g de farinha de rosca

Montagem
Faça uma bolinha com um pouco de massa (50g aprox.) abra um espaço na massa e recheie com o frango (10g aprox. ou 1 colher de sobremesa), feche e modele no formato que preferir. Passe os bolinhos no ovo batido e em seguida na farinha de rosca. Frite em óleo quente a 180ºC.

Fonte: Água Doce Sabores do Brasil | Foto: Bruno Marconato
{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "Recipe", "name": "Bolinho Caipira de Milho Verde", "image": [ "https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbXvHXAE2J2kl-axsaC_w2ZxrEOWLaXruI7CjwdGjKSoriGL3VBOdkhTcmG7GpdtVqVFw0PZVVbG8Guh08Cf-olS4G0tjbjQnMN6HY1bUfH0Dh9rCgjyLOb7D-XNathAFsBgQKFyhM3ryD/s968/bolinho.jpg" ], "author": { "@type": "Person", "name": "Ana Paula - Menu Criativo" }, "datePublished": "2025-07-31", "description": "Uma deliciosa receita de bolinho caipira de milho verde com recheio de frango, ensinada pela Água Doce Sabores do Brasil.", "prepTime": "PT1H30M", "cookTime": "PT15M", "totalTime": "PT1H45M", "recipeYield": "20 unidades", "recipeCategory": "Entrada", "recipeCuisine": "Brasileira", "keywords": "bolinho caipira, milho verde, petisco, culinária caipira, Água Doce Sabores do Brasil", "recipeIngredient": [ "500g de farinha de milho amarela", "4 colheres (sopa) de óleo", "1 litro de água", "2 tabletes de caldo de galinha", "6 espigas de milho verde", "2 colheres (café) de alho picadinho", "1 colher (chá) de fondor", "300g de frango cozido e desfiado", "2 colheres (sopa) de azeite", "2 colheres (café) de arisco", "2 dentes de alho picadinho", "1 colher (sopa) de molho de tomate", "1 colher (sopa) de cheiro verde", "2 ovos para empanar", "300g de farinha de rosca para empanar", "Óleo para fritar" ], "recipeInstructions": [ { "@type": "HowToStep", "name": "Preparo da Massa", "text": "Remova os grãos de milho da espiga e bata no liquidificador com água. Refogue o alho com o caldo de galinha, adicione o milho batido e cozinhe por alguns minutos. Adicione a farinha de milho e mexa até desgrudar da panela. Reserve." }, { "@type": "HowToStep", "name": "Preparo do Recheio", "text": "Frite o alho no azeite, junte o frango desfiado, o arisco e o molho de tomate. Desligue o fogo e misture o cheiro verde." }, { "@type": "HowToStep", "name": "Montagem e Fritura", "text": "Modele bolinhas de massa (aprox. 50g), recheie com o frango, feche e molde. Passe no ovo batido e na farinha de rosca. Frite em óleo quente a 180ºC." } ] }

Nenhum comentário: