Queijo Cottage Caseiro - Menu Criativo - Receitas

30/05/2023

Queijo Cottage Caseiro

Um queijo suave, que pode ser usado em receitas doces ou salgadas, consumido coberto com frutas, mel e granola, misturado em uma salada ou simplesmente regando com azeite, adicionando cebolinha e espalhado em torradas, este delicioso produto lácteo é o mais versátil possível. Além disso, você ficará chocado com esta receita ao ver como é fácil fazer queijo cottage em casa.
Queijo cottage

Como Fazer Cottage Caseiro

4 litros de leite
1/2 xícara de vinagre de vinho branco
2 colheres de sopa de sal (você pode colocar apenas 1 colher de sal se for usar o queijo para receitas doces)
1/2 xícara de creme de leite

É altamente recomendável que você use um termômetro de alimentos para garantir a temperatura adequada ao cozinhar o leite. 
Leve o leite para ao fogo médio e comece a observar a temperatura. Depois de atingir a temperatura de 50º C, retire do fogo, adicione lentamente o vinagre de vinho branco para iniciar o processo de coagulação. Assim que o soro começar a se separar da coalhada de leite, mexa para quebrá-lo. Deixe esfriar até a temperatura ambiente. Depois de descansado, leve novamente ao fogo baixo, tempere com sal e continue mexendo até ferver para desmanchar mais a coalhada. Coloque sobre uma peneira ou escorredor de macarrão um pano de prato limpo e despeje toda a mistura sobre o pano. Escorra e esprema o soro, e você deve terminar com o queijo cottage fresco. Deixe esfriar antes de adicionar o creme de leite e armazená-lo.

Como armazenar queijo cottage caseiro

O cottage não congela muito bem, mas você deve guardá-lo na parte da geladeira onde a temperatura é mais fria. O queijo cottage pode durar no máximo 10 dias. Guarde-o em um recipiente hermético.

Dicas e sugestões

Guarde o excesso de soro de leite - o soro de leite tem muitas aplicações, como usá-lo para fermentar vegetais, substituto do leite ou água na fabricação de pães, adicioná-lo a smoothies de proteína ou até mesmo aplicações não alimentares.

Cottage e Ricota é a mesma coisa?

Cottage e ricota com certeza têm muito em comum. Eles podem ser usados ​​de forma igual em muitas receitas. Mas eles não são a mesma coisa. Quando se trata de textura, o queijo cottage é muito mais grumoso e granulado do que a ricota; portanto, quando se trata de receitas como lasanha ou cheesecake, usar queijo cottage pode ser um pouco complicado.


Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar à nossa comunidade e me seguir no Facebook ou Instagram para atualizações! 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.