Quiche de Peito de Peru - Menu Criativo - Receitas

18/01/2024

Quiche de Peito de Peru

Com a chegada do verão, muitas pessoas aproveitam para tirar férias e viajar, curtindo os dias quentes. Na praia, no campo ou na piscina, com a família ou os amigos, o principal objetivo dos dias de descanso é escapar um pouco da rotina e renovar as energias para o próximo ano.
Em uma viagem em grupo, a escolha do cardápio deve ser pensada para agradar todos os paladares, sem exigir muito tempo na cozinha e com opções fáceis para levar nos passeios.
“Extremamente saborosas e nutritivas, diversas receitas práticas são excelentes opções para compartilhar quando se está fora de casa e, ao adicionar alimentos umami, é possível garantir um sabor mais intenso e prolongado, mesmo se o preparo for mais simples” explica o chef de cozinha do Comitê Umami, Matheus Aguiar.
Reconhecido cientificamente como o quinto gosto básico do paladar humano, o umami é proporcionado, principalmente, pelo glutamato, aminoácido presente naturalmente em diversos alimentos. “Alguns exemplos de alimentos umami são tomate, cenoura, batata, brócolis, carnes e queijos maturados, como o parmesão”, indica Matheus.
receita quiche peito peru

Quiche de Peito de Peru

(Tempo de preparo: 40 minutos (+ 45 minutos de forno) - Serve: 8 porções)

Massa
3 xícaras (chá) de farinha de trigo (330 g)
1 xícara (chá) de manteiga sem sal (200 g)
1 ovo (50 g)
meia colher (chá) de sal (2,5 g)

Recheio
meia xícara (chá) de peito de peru defumado picado (50 g)
meia xícara (chá) de muçarela ralada (55 g)
3 ovos batidos (150 g)
1 xícara (chá) de leite (200 ml)
meia colher (chá) de sal (2,5 g)
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (20 g)

Modo de preparo

Faça a massa: em uma tigela, coloque a farinha, a manteiga, o ovo e o sal, e amasse bem. Deixe na geladeira por 30 minutos. Forre o fundo e a lateral de uma forma redonda de fundo removível (26 cm de diâmetro) e fure o fundo com um garfo. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 15 minutos.
Prepare o recheio: em outra tigela, coloque o peito de peru, a muçarela, os ovos batidos, o leite e o sal, e misture bem. Disponha sobre a massa, polvilhe o queijo ralado e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por mais 30 minutos, ou até dourar.
Retire do forno e espere amornar para desenformar.

Dica: para facilitar, abra a massa entre dois plásticos com o auxílio de um rolo e então forre a assadeira.

Fonte: Comitê Umami

Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar à nossa comunidade e me seguir no Facebook ou Instagram para atualizações!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.