Caramelo Salgado - Menu Criativo - Receitas

22/02/2024

Caramelo Salgado

Aprendi a fazer caramelo salgado, gente! Meu sabor preferido de doce!! 
Consultei meus livros, vi muito vídeo no youtube, joguei fora uma calda açucarada, queimei os dedos e a boca na pressa de provar, mas sobrevivi para contar tudo aqui para vocês.
receita caramelo salgado

Receita de Caramelo Salgado

(Rende cerca de 400ml - Tempo de Preparo: 30 minutos)

 225g de açúcar comum
100 ml de água
125 ml de creme de leite fresco
100 g de manteiga gelada em cubos (é importante estar bem gelada) NÃO USE MARGARINA!
1 colher de chá de flor de sal

Você vai precisar de uma panela de fundo claro (para poder enxergar melhor a mudança de cor) com capacidade para uns 3 litros, pelo menos, pois a receita respinga bastante e você não quer se queimar nem ficar com o fogão todo sujo, né?!.
Meça o creme de leite, a água, corte a manteiga e deixe os ingredientes por perto, de prontidão. Prepare também uma vasilha para guardar o caramelo pronto.
Coloque o açúcar e a água na panela, mexa somente para dissolver.
Leve a panela com o açúcar e a água ao fogo médio e não mexa mais com a colher! Deixe a calda quietinha, pois se mexer ela pode açucarar. 
Fique ali, observando. Se começar a escurecer só de um lado, segure a panela pelo cabo com um pano e vá girando delicadamente. Quando a mistura ficar com cor de caramelo (fica parecida com a cor de refrigerante de guaraná) desligue a o fogo imediatamente. 
Junte o creme de leite, o sal e a manteiga. A mistura vai borbulhar, cuidado!
Leve a panela de volta ao fogo (baixo) e mexa com a colher de pau só para incorporar todos os ingredientes. Não é para deixar fervendo. Assim que tudo incorporar, desligue o fogo e transfira a mistura imediatamente para um vidro ou tigela (coloque um pano por baixo do vidro, para evitar que o choque térmico de temperatura estoure o vidro e espalhe cacos e caramelo por todo lado).
Espere esfriar e use onde quiser, ou guarde na geladeira por até duas semanas. O caramelo vai endurecer com o frio. Para usar novamente, aqueça-o em banho-maria até atingir a consistência desejada. 
Se quiser, você pode adicionar uma pitada de flor de sal quando for consumir.

Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar à nossa comunidade e me seguir no Facebook ou Instagram para atualizações!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.