Panela de Pressão - Dicas de como usar - Menu Criativo - Receitas

16/06/2014

Panela de Pressão - Dicas de como usar

É incrível como tem tanta gente que não usa a panela de pressão por medo. Eu sei o quanto pode ser perigoso um acidente com essa panela, mas tomando-se alguns cuidados e seguindo algumas regrinhas, é bem difícil que algo ocorra. Até porque se analisarmos com atenção, os acidentes não são assim tão comuns como as pessoas falam.
como usar panela de pressão

Então vamos perder o medo de usar essa panela, pois ela ajuda muito na cozinha, diminuindo e muito o tempo de preparo de alguns pratos.

Regrinhas
1- Leia o manual de instruções da sua panela. Isso é muito importante.
2- Sempre que a panela começar a "chiar" e soltar vapor pela válvula, abaixe o fogo. O fogo alto não vai fazer cozinhar mais rápido. E com o fogo baixo a segurança é maior.
3- Quando fechar a panela, observe se a borracha está colocada corretamente e se a válvula do pino não está presa. Mexa na válvula, ela deve subir e girar sem esforço.


4- A água deve chegar a apenas 2/3 da panela. (é mais ou menos um pouco antes da altura do parafuso mais baixo que segura o cabo. Dá pra ver por dentro da panela).
segurança com a panela de pressão

5- Quando começar a cozinhar, a panela vai soltar vapor pela válvula do pino e ela vai começar a chiar e se mexer ou rodar. Isso é o normal, não se preocupe. Quer dizer que tudo está funcionando bem. 
6- Se por algum motivo começar a sair vapor pelos lados da tampa ou pela válvula de segurança, desligue o fogo, espere sair a pressão, abra a panela, observe se a válvula do pino não está presa ou obstruída, se a borracha da tampa está bem colocada. Tampe a panela e comece de novo.
7- Quando desligar o fogo, deixe a pressão sair naturalmente. 
8- Se você tiver muita pressa, pode colocar a panela com cuidado sob a água corrente. Isso faz que a pressão diminua mais rápido. Mas não deixe a água escorrer sobre a válvula do pino nem sobre a válvula de segurança.
9- Para saber se todo o vapor já saiu, levante a válvula do pino com cuidado com a ajuda de um garfo (não levante com a mão, pois se ainda tiver vapor, você pode se queimar). Se não sair mais vapor pela válvula você pode abrir a panela.
10- Jamais abra a panela antes de retirar toda pressão. Isso pode gerar estouros e queimaduras.
11- Sempre que lavar a panela, lave bem a borracha, a válvula e o pino. Troque a borracha sempre que perceber que a mesma está ressecada ou apresenta fissuras (ou a cada 3 ou 4 meses por segurança). Observe se a tampa não tem amassados ou batidas. Na dúvida prefiro trocar a panela.

Dicas
Você pode cozinhar legumes com pouca água em apenas 5 minutos e fazer papinhas de bebê. Coloque batata, cenoura, abobrinha (ou outros legumes a gosto) picados, acrescente água passando 1 dedo sobre os legumes picados. Leve ao fogo por 5 minutos após começar a chiar. Desligue o fogo, deixe sair a pressão. Bata tudo no liquidificador. Você ainda pode congelar e alimentar seu baby durante a semana toda!

Carnes mais duras como músculo, coxão duro, cupim ficam deliciosas e macias se feitas na panela de pressão. E depois com a panela destampada, você pode deixar fervendo para a água reduzir e formar um molho delicioso! 

6 comentários:

  1. Achei super interessante a sua postagem, super esclarecedora, valeu!

    Bjs, sucessos sempre ♥

    ResponderExcluir
  2. Post tão estúpido que a válvula esta invertida, deveria ter vergonha de ensinar errado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um post com tanta dica bacana e você faz um comentário tão deselegante.
      Inclusive não falei sobre a válvula em questão dizendo que estava correta.
      Paz e amor pra você!

      Excluir
    2. O comentário dele foi deselegante, mas verdade seja dita: se a válvula de segurança principal entupir, e a válvula secundária estiver invertida como na foto, a panela explode.
      Essa inversão da válvula é um erro muito comum, por isso seria interessante você colocar na sua postagem que a válvula jamais deve ser colocada naquela posição, sob risco de não funcionar e a panela explodir.O texto é sobre o uso seguro da panela de pressão, então esse detalhe não pode faltar. Bjim.

      Excluir
    3. Pronto, foto editada para evitar a fadiga! ;*

      Excluir

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.