Peixe ao Limão e Purê de Batatas com Alho - Menu Criativo - Receitas

23/10/2014

Peixe ao Limão e Purê de Batatas com Alho

Por mais simples que possa parecer, eu adoro purê; pode ser de batatas, de couve-flor, cenoura, adoooro purê. Adoro a textura macia do purê. Esses dias estava com um peixe lindo no freezer e resolvi fazer com purê, mas como o peixe já é leve e suave, acrescentei alho para deixar o purê com sabor mais intenso.

Pure de batatas com alho

Peixe ao Limão e Purê de Batatas com Alho
(Rende 2 porções - Tempo de Preparo: 40 minutos)

2 filés de peixe branco da sua preferência (usei tilápia)
1 limão siciliano cortado em fatias finas.
sal a gosto
ervas a gosto (usei dill)
1 folha de papel manteiga cortada ao meio

4 batatas grandes
1 colher de sopa cheia de manteiga
leite para dar ponto
sal a gosto
2 dentes de alho amassados

Comece fazendo dois "embrulhos": Em cada pedaço de papel manteiga coloque 2 rodelas de limão, o peixe, tempere com sal, pimenta e dill e mais 2 rodelas de limão. Embrulhe tudo e coloque em uma forma com as dobras do papel para baixo, dessa forma o papel não se abre durante o cozimento.

papilotte de peixe

Depois de colocar os "embrulhos" na forma, leve ao forno baixo/médio por cerca de 20 minutos.
Enquanto assa, faça o purê de batatas: Descasque as batatas, e corte-as em pedaços do mesmo tamanho. Coloque para cozinhar em água e 1 colher de chá de sal. Quando estiverem bem macias, escorra a água e amasse-as com um amassador ou um garfo ou passe em um processador.

Coloque as batatas amassadas em uma panela, adicione a manteiga, o alho, mexa bem, coloque em fogo baixo e vá adicionando leite aos poucos, até ficar com a consistência que você prefere para purê. Tem gente que prefere mais molinho e eu prefiro mais durinho. Depois de dar o ponto, prove e acerte o sal.

Depois do peixe cozido, abra os "embrulhos" e sirva por cima do purê. Se quiser, acrescente um fio de azeite balsâmico para finalizar.

peixe e purê

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.