10 Dicas para o Macarrão Perfeito - Menu Criativo - Receitas

20/01/2016

10 Dicas para o Macarrão Perfeito

Não, não sou professora de culinária nem chef de cozinha, mas ao longo dos anos acabamos entendendo que algumas coisas dão certo e outras nem tanto na cozinha. E se pudermos compartilhar não só receitas, mas também essas dicas, muita gente vai aprender sem precisar dos anos de experiência. Simples né!?
Eu adoro ler dicas de outras cozinheiras, colocar certas coisas em prática para facilitar nossa vida sempre é bom. Se for para não perder tempo então, perfeito. 
Por isso resolvi reunir 10 dicas para o macarrão perfeito:

macarrão com panela

1- Para cada 100g de massa, use 1 litro de água. Essa proporção não deixa o macarrão grudar e faz com que cozinhe por igual.

2- Espere a água ferver e então coloque 10g de sal para cada litro de água. Parece muito, mas lembre-se que a maior parte desse sal vai escorrer junto com a água. E só acrescente o macarrão quando a água já salgada estiver novamente fervendo.

3- Não coloque óleo na água do cozimento! Aqui muita gente erra. Não é necessário colocar óleo. O óleo acaba grudando no macarrão quando escorremos a água, o que deixa a massa pesada e o molho acaba não sendo absorvido. Para ter certeza que o macarrão não vai grudar é só mexer de vez em quando com um garfo durante o cozimento.

4- Cozinhe sempre o macarrão com o fogo alto e a panela destampada. Por isso, use sempre uma panela bem grande para o cozimento. O fogo alto mantém a água sempre fervendo, desta forma o macarrão cozinha por igual.

5- Sempre leia a embalagem antes de cozinhar seu macarrão. Observe o tempo de preparo descrito pelo fabricante. Assim que colocar o macarrão na água comece a contar o tempo e siga rigorosamente o tempo descrito. Se na embalagem houver um intervalo, por exemplo: de 7 a 9 minutos, escolha o meio: 8 minutos OU o numero menor.

6- Assim que escorrer a massa, misture-a ao molho e sirva imediatamente.

7- Se não for servir de imediato, ao escorrer a massa, passe um pouco de água fria sobre ela, escorra novamente, acrescente 1 colher de azeite e mexa bem. Quando for servir, misture a massa ao molho fervendo, deixe ferver por 30 segundos e sirva.

8- Sempre prepare o molho antes da massa. O molho pode ser requentado ou até mesmo servido menos quente, porém a massa não pode esperar, muito menos requentar.

9- Nunca use dois tipos de macarrão, nem duas marcas diferentes no mesmo cozimento. Cada tipo e cada marca tem seu tempo próprio de preparo. Se for fazer muita massa e usar mais de um pacote, compre tipos e marcas iguais ou cozinhe-os em panelas diferentes.

10- Se sobrar macarrão já com molho, guarde-o em um recipiente tampado na geladeira e esquente-o em uma frigideira ou no microondas. Se sobrar macarrão sem o molho, coloque azeite sobre ele, mexa bem e guarde em um recipiente fechado na geladeira. para esquentar, ferva o molho que vai usar, coloque o macarrão e mexa, deixando ferver por cerca de 2 minutos.

8 comentários:

  1. Ana.
    Há quem pense que macarrão é uma massa fácil de fazer,mas não sabe que o ponto é essencial para que saia perfeito e não mole e nem muito duro e sim no ponto.Dicas excelentes e aprovadíssimas.
    Um abraço.
    Luandabela...

    ResponderExcluir
  2. Legal, Ana! Sempre a gente aprende um pouco mais.Gostei das dicas.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. parabéns Ana aprendi com vc!!
    desde já um abraço e brigada.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.