5 Tendências Gastronômicas para 2018 - Menu Criativo - Receitas

03/01/2018

5 Tendências Gastronômicas para 2018

2018 está só começando, mas já trazemos o que deve ser tendência de consumo para o ano em gastronomia que vai fazer a cabeça (e o estômago) de muita gente no Brasil.

tendencias 2018

Bowls Saudáveis

A opção por uma alimentação saudável não é necessariamente uma tendência nova, já que há alguns anos muitas pessoas têm tido a preocupação com a adoção de hábitos mais saudáveis.
Se em 2016, e 2017 a tendência de consumo era a salada no pote, a partir de agora a novidade são os bowls (tigelas) saudáveis. São inúmeras as opções de refeições que podem ser montadas nas tigelas, como saladas, ensopados, lamen, poke, domburi, etc. 

tendencias comida

Comidas Vegetarianas e Veganas

A opção por refeições vegetarianas/veganas não param de crescer no Brasil. 
Os vegetarianos não comem nenhum tipo de carne, enquanto os veganos são pessoas que não consomem nenhum produto de origem animal ou que tenha sido testado em animais. 
Os adeptos a este tipo de consumo só vem crescendo, e mesmo os não vegetarianos estão aumentando a escolha por pratos sem carne. 
Com isso muitos restaurantes que ainda não tinham opções vegetarianas em seu cardápio estão se reinventando para ganhar mercado, e um mercado que só tem a crescer em 2018.

comida 2018

Cozimento Lento

O cozimento lento (slow food e slow cook), vem na contra mão dos alimentos ultra processados e dos fast food. 
Continuando com o grande crescimento de pessoas interessadas em se alimentar de forma mais saudável, o cozimento lento é mais uma tendência chegando com força. 
Para um verdadeiro apaixonado por comida, é impossível ignorar as fortes relações entre prato e planeta. Além disso, melhorar a qualidade da nossa alimentação e arranjar tempo para a saborear, é uma forma simples de tornar o nosso cotidiano mais prazeroso.
Trocar os alimentos cheios de aditivos por ingredientes naturais está mais forte que nunca no nosso país.

tendências gastronomia 2018

Sabores Picantes

Outra tendência que vemos desde o final de 2017 é o crescimento do gosto por comidas muito apimentadas. Cada vez mais vemos diversas variedades de pimenta fazendo parte do cardápio de restaurantes e da nossa casa: biquinho, pimenta-do-reino, malagueta, dedo-de-moça e tabasco são alguns dos tipos mais comuns.
Por outro lado, não se utiliza somente a pimenta para dar esse toque picante aos alimentos. A tendência é de sabores picantes no geral: Temperos como gengibre, raiz forte, açafrão e páprica são cada vez mais utilizados nas receitas. Vale a pena provar dessa tendência!

2017

Aproveitamento Total dos Ingredientes

Se até pouco tempo reutilizar ingredientes era algo mal visto (diziam que era comida feita de resto de comida) e aproveitar todas as partes dos alimentos parecia uma coisa impossível, hoje isso é uma tendência. Inúmeros pratos podem ser feitos com talos e cascas de vegetais (bolinhos, omeletes, risotos, etc) e até sobras de preparos anteriores podem ser reutilizadas para fazer novas delícias, como arancinis e farofas. A ordem do momento é não desperdiçar: Há muita gente passando fome para jogarmos tanta comida fora!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.