Diferenças entre Dieta e Alimentação Saudável - Menu Criativo - Receitas

23/01/2018

Diferenças entre Dieta e Alimentação Saudável

É exaustivo quando o verão está chegando ou mesmo durante o verão, as inúmeras mensagens, e-mails e  publicações que vemos sobre dietas... como se o objetivo na terra no verão fosse estar magra, seca e a base de dieta.
Não seria mais adequado estar saudável? Não seria mais adequado publicações e manchetes de como se alimentar melhor para (quem sabe, se for sua vontade) ter um corpo bacana.
dieta
Este ano (na verdade desde o ano passado), estou tentando focar em um modo diferente de ver a comida. Já publiquei vários posts sobre alimentação saudável e embora eu não queira mudar meu corpo, eu quero cuidar melhor dele. Eu não quero fazer dieta, mas eu quero comer com nutrição (e alegremente). Eu não quero perder peso, mas eu quero ser consciente sobre os alimentos que eu estou escolhendo para consumir.
Tentando mostrar as diferenças entre dieta e alimentação verdadeiramente saudável, que são muito frequentemente combinadas, fui em busca de artigos para ler, e então encontrei um muito interessante, que traduzo para vocês.

Abaixo, Heidi Schauster, uma terapeuta de nutrição com mais de 20 anos de experiência como nutricionista registrada que é apaixonada pela alimentação consciente, movimento consciente, autocuidado e saúde em todos os tamanhos, compartilha quatro dicas para entender a diferença entre dieta e alimentação saudável

A dieta de perda de peso é limitante, mas a alimentação saudável é um modo de vida.

"A dieta de perda de peso é restritiva e baseada em resultados", disse Schauster. "Uma alimentação intuitiva, consciente e verdadeiramente saudável é fazer escolhas sobre o alimento, porque nutrem a mente, o corpo e o espírito. 
Às vezes, comendo de forma saudável e intuitiva, você comerá o brownie quente, porque tem um sabor tão bom quando você está compartilhando com amigos. Às vezes, comer com saúde é escolher não comer aquele brownie porque está cheio e você não tem interesse nisso agora. 
Existem opções. Com uma mentalidade de dieta, certos alimentos ou formas de comer estão fora ou dentro; não há área cinza. Alimentação saudável, intuitiva e consciente é tudo sobre o cinza. É mais como viver a vida dessa maneira ".

As escolhas alimentares que você faz durante a dieta são moldadas por um único objetivo global (para mudar seu corpo), mas as escolhas alimentares que você faz enquanto se envolve em uma alimentação são dinâmicas e podem ser influenciadas por centenas de coisas diferentes.

"O verdadeiro comer saudável significa escolher um alimento porque, nesse momento, parece uma escolha nutritiva", disse Schauster. "Minhas escolhas alimentares podem levar em consideração o prazer, o apetite, a nutrição, a proximidade dos alimentos ou todos os itens acima. 
Mais importante ainda, são minhas próprias escolhas alimentares, formuladas a partir de uma posição de autocuidado e não autocontrole. Saúde geral e bem-estar na experiência de comer é o objetivo, não mudar meu corpo ou perder peso. Por esta razão, a alimentação sem dieta é  agradável e saudável. "

Se você está tentando desenvolver hábitos alimentares mais nutritivos para a saúde física, mas quer evitar cair em uma mentalidade de dieta, a chave é continuar ouvindo seu corpo.

"Seu corpo é incrivelmente bom em dizer-lhe como se nutrir bem", disse Schauster. "Se você ainda não aprendeu o que ele está dizendo, obtenha alguma ajuda de um nutricionista que te explique sobre reeducação alimentar e intuitiva (não sobre dieta e perda de peso).
Práticas de exercícios que te façam ter mais atenção ao seu corpo e mais consciência corporal como o pilates, yoga e a meditação também podem ajudá-lo a se reconectar com seu corpo no momento presente, e é assim que tomamos as melhores decisões sobre alimentação e autocuidado ".

Em caso de dúvida, faça as seguintes perguntas:

Eu quero comer este alimento, porque fará com que meu corpo, mente e espírito se sintam bem agora mesmo?
OU
Eu estou evitando esse alimento porque não acho que vai ser bom para meu corpo agora (autocuidado) ou estou evitando esse alimento porque acho que vou perder peso se eu não comer isso (autocontrole)?
Há uma grande diferença.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.