Tendências Alimentares para 2018 - Menu Criativo

25/01/2018

Tendências Alimentares para 2018

No post de Tendências Gastronômicas de 2018 apresentei algumas tendências que farão parte do nosso ano em termos culinários. 
Hoje trago algumas tendencias de alimentos que iremos ouvir/ler/provar neste ano:


Um acabou de começar e todo mundo já fica na expectativa de saber quais serão as novas tendências – em todos os setores. E claro que as tendências alimentares para 2018 não ficam de fora. Alimentos saudáveis vem ganhando popularidade de uns anos pra cá, então a OneMarket, plataforma de alimentação inclusiva, levantou quais os que estarão mais em alta no ano de 2018 e que não podem faltar na sua despensa.

Kombucha

2018 promete ser o ano em que o kombucha virá com tudo. O Kombucha é uma bebida fermentada feita à base de chá. Ele é produzido a partir de uma mistura de chá preto ou chá verde, açúcar e uma espécie de cultura de levedura e bactéria chamadas de "Scooby" – que são responsáveis pela fermentação da bebida.
A grande genialidade do Kombucha está no fato de seu sabor ser semelhante ao de refrigerantes mas sem os ingredientes que prejudicam a saúde, como excesso de açúcar e sódio por exemplo. Portanto, ele vem sendo a alternativa saudável para gaseificados, criando até um declínio significativo no mercado de refrigerantes de países como Estados Unidos.

Nibs de cacau

Os nibs virão como uma das maiores tendências alimentares para 2018 principalmente por conta de um fator em específico relacionado com a sua saúde: são uma poderosíssima fonte de antioxidantes, que ajudam o nosso corpo a eliminar toxinas com maior facilidade e até ajudam na prevenção do câncer.
Os nibs de cacau são basicamente as sementes do cacau torradas e moídas. Com aparência granulada e textura crocante, os nibs in natura assemelham-se em sabor ao chocolate amargo. Por serem 100% naturais, e sem açúcares e gorduras adicionados, possuem sabor marcante e costumam ser utilizados na culinária para finalizar receitas. Na culinária, podem substituir os granulados na hora de enrolar docinhos ou serem adicionados a smoothies, shakes e fruta para atribuir-lhes crocância e mais sabor.

Maca peruana

Como o próprio nome sugere, a maca peruana é originária do Peru. Porém, diferentemente do que pode aparentar, ela é uma espécie de raiz – mais especificamente um tubérculo. Mais utilizada no formato de farinha, é um super alimento que era utilizado pelos povos incas para fins medicinais devido aos seus muitos benefícios. Em 2017 já descobrimos a importância do equilíbrio hormonal e da boa saúde das glândulas adrenais, tireóide, pâncreas, ovários e testículos, e em 2018 vamos aprender como a Maca Peruana pode nos ajudar a manter este sistema do nosso corpo equilibrado. Algumas marcas brasileiras já estão a frente dessa tendência alimentar, como a OneMarket. Assim como já descobrimos em 2018 que é possível deixar o dia-a-dia mais saudável com alimentos poderosos – como foi com a tendência da chia e da linhaça -, este tubérculo tem tudo para tornar-se mais uma grande tendência alimentar para 2018.

Cúrcuma

A cúrcuma (conhecida também como açafrão da terra) é uma especiaria indiana que entra para a lista de tendências justamente pelos seus poderes medicinais. Com um grande poder anti inflamatório, a cúrcuma vai muito além do que dar aquele toque nas receitas, como por exemplo, consumida em cápsulas, ela vem ajudado muitos pacientes que sofrem de inflamações devido a doenças autoimunes. Outro jeito de utilizar a cúrcuma é o famoso Golden Milk, uma bebida usada há séculos pela ayurveda (medicina desenvolvida na Índia) mas que agora chegou com tudo no ocidente. Ele é uma bebida que mistura a cúrcuma com leite de coco, pimenta preta, canela e gengibre, e que traz inúmeros benefícios. Por isso, a cúrcuma é uma ótima tendência alimentar para 2018, que assim como as outras, vão muito além do bem-estar físico: servem também como prevenção de doenças e também aumento de vitalidade.

Matchá

O matchá é um chá verde que possui um alto poder de emagrecimento e ainda ajuda no controle dos níveis de colesterol. Ele já é bastante utilizado na culinária oriental, mas tem ganhado força no ocidente de pouco tempo para cá. Os benefícios para a saúde e descobertas na variedade de consumo do matchá farão com que ele seja uma dos destaques alimentares para 2018.
O famoso poder emagrecedor deste chá existe devido a presença da catequina, uma substância com forte ação antioxidante. Esta substância presente no chá auxilia na queima de calorias durante a prática de exercícios físicos. Em relação aos controles dos níveis de colesterol, ele possui uma quantidade enorme de fibras alimentares e quantidades cinco vezes maiores que outros tipos de chá verde de L-teanina, um aminoácido que estimula a atividade das ondas alfa no cérebro, que estão ligadas ao relaxamento, à concentração, ao alívio de estresse e até à diminuição da pressão arterial. Tudo isso contribui para o controle dos níveis de colesterol.
O matchá pode ser encontrado na versão em pó e consumido bebidas quentes e frias, como chás, leites, smoothies, e também usado no preparo de sobremesas.

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.