Tipos de Batata - Menu Criativo - Receitas

04/10/2018

Tipos de Batata

A batata é o quarto alimento mais consumido em todo o mundo e base para o preparo de inúmeras receitas. Confira os tipos mais consumidos no Brasil:

Ágata 

Ideal para cozinhar e elaborar saladas ou sopas. Não é indicada para fritar, pois sua polpa contém muita água e retém óleo.

Asterix 

É a mais versátil de todas as variedades. Quando frita, fica crocante por fora, cozida por dentro e absorve menos óleo. Pode ser assada e recheada ou utilizada no preparo de massas, como nhoque, já que sua polpa esfarela facilmente ao cozinhar.

Bolinha

A batata, de qualquer tipo, é selecionada pelo tamanho e pesa entre 15g e 50g. É consumida de diversas maneiras, entretanto, as mais comuns são cozidas como aperitivo, em conserva (com a casca) ou servidas como acompanhamento de pratos principais

Caesar 

Diferente das outras batatas, esta tem médio teor de água na sua composição e, por isso, serve tanto para assar quanto para fritar.

Doce Amarela ou Rosada 

A polpa de ambas contém muito açúcar e escurece rapidamente quando frita, por causa da caramelização do açúcar. Se assada, fica consistente. O ideal é cozinhar e depois assar. Também podem ser consumidas na forma de purê.

Yacon

Seu sabor é adocicado, semelhante ao da pera e do melão. A Yacon se destaca por fazer parte do grupo dos alimentos funcionais. Ao contrário das outras variedades, pode ser consumida crua, sem a casca, como uma fruta. Mas pode também ser preparada cozida ou assada.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.