Escabeche de Sardinha - Menu Criativo - Receitas

02/05/2019

Escabeche de Sardinha

Minha vó costumava fazer essa receita a muiiito tempo atrás e eu me lembro que sendo criança eu nunca quis provar, mas depois de um tempo descobri o quanto é saborosa e deliciosa!


Escabeche de Sardinha
(Rende 20 porções - Tempo de Preparo: 1 hora)

3 cebolas médias em rodelas
6 tomates pequenos em rodelas
1 maço de cheiro-verde picado (salsa e cebolinha) 
2 quilos de sardinha limpa (sem cabeça e sem espinha) 
1/2 xícara  de chá de azeitonas pretas picadas 
sal e pimenta a gosto
1/2 xícara de chá de azeite 
1 xícara de chá de vinagre
2 folhas de louro 

Em uma panela de pressão, faça camadas intercalando as cebolas, os tomates, o cheiro verde, as sardinhas e as azeitonas até finalizar estes ingredientes. À parte, misture o sal e a pimenta, o azeite, o vinagre e 2 xícaras (chá) de água e despeje sobre as camadas. Cubra com as folhas de louro, tampe a panela e cozinhe em fogo médio por cerca de 30 minutos, após pegar pressão. Retire a panela do fogo e espere sair toda a pressão antes de abrí-la. Retire o escabeche da panela com cuidado, transferindo para um recipiente com tampa. Leve para gelar. Sirva acompanhado com fatias de pão. 
Dica: Deixe o escabeche de um dia para o outro na geladeira – ele ficará ainda mais saboroso. Você pode servi-lo quente se preferir.

Receita e Foto: Revista Netlè - março 2013

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.