Receitas de Berinjela Assada - Menu Criativo - Receitas

06/12/2022

Receitas de Berinjela Assada

As receitas do dia a dia precisam ser práticas e rápidas. Muitas vezes, temos poucos ingredientes, o gás de cozinha e a criatividade, e nessas horas, nada melhor do que uma boa receita de berinjela assada. Prática, saborosa e saudável.
A berinjela é um legume versátil, que serve como acompanhamento, prato principal, ou até como uma pasta cheia de sabor. Existe sempre uma receita de berinjela assada que agrada todo mundo.
Saiba como extrair o melhor desse legume e deixar todos em casa com água na boca só de pensar no preparo. Veja aqui as melhores dicas para uma ótima receita de berinjela assada.

receita de berinjela assada

Receitas

O melhor jeito de garantir muito sabor para a sua receita de berinjela assada é escolher o método pelo qual ela será feita. A berinjela pega muito sabor ao ser exposta ao calor indireto, em churrasqueiras, ou até na chama do fogão.
Quem opta pelo forno também leva praticidade. A berinjela pode ser feita de muitas maneiras, e muitas vezes, pode ser até mesmo o prato principal. Nas dietas mediterrâneas a berinjela é um legume chave e que acompanha muitas refeições.
Conheça toda a versatilidade da berinjela e escolha uma das nossas opções de receita de berinjela assada.

Berinjela assada no forno

Para fazer a receita de berinjela assada no forno você vai precisar de:
3 berinjelas médias
4 colheres de sopa de azeite
3 dentes de alho amassados
Orégano e sal a gosto
1 colher de chá de vinagre
Tomates a gosto
Cebola a gosto
100g de muçarela

Modo de preparo
Comece cortando as berinjelas em fatias médias, nem muito finas, nem muito grossas. Em seguida, prepare os temperos, amasse alho, misture o orégano, sal e pimenta do reino a gosto. Em um recipiente, coloque as fatias de berinjela e misture o tempero.
Deixe a berinjela descansar no tempero por alguns minutos e pique os tomates e a cebola, no tamanho que achar necessário. Por fim, em um refratário coloque o azeite na base, distribua a muçarela e as berinjelas, faça camadas generosas e termine com queijo ralado. Deixe no forno por 20 minutos.

Berinjela assada na churrasqueira

Para fazer a receita de berinjela assada na churrasqueira, você vai precisar de:
10 tomates cereja
3 berinjelas
150g de queijo parmesão
bacon a gosto
150g de muçarela
azeite a gosto
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Fatie a berinjela em tiras médias, e em um refratário despeje azeite e os temperos que preferir, como o sal e a pimenta do reino. Misture bem a berinjela e deixe que pegue gosto por alguns minutos.
Em uma forma, coloque os tomates no azeite com uma base de queijo muçarela. Coloque a berinjela e finalize com o queijo parmesão por cima. Deixe na churrasqueira por pelo menos 40 minutos, até que a berinjela comece a dourar.

Babaganuche

O babaganuche é uma receita de berinjela assada em patê, uma comida típica arabe. Para fazer o babaganuche você vai precisar de:
4 berinjelas grandes
4 colheres de molho tahine
2 dentes de alho socados
Suco de 2 limões
Sal e azeite a gosto

Modo de preparo
Coloque as berinjelas inteiras para assar e acompanhe até que a casca esteja quebradiça e por dentro macio. Quando elas estiverem no ponto, abra com cuidado e retire o miolo raspando, sem deixar que nenhuma casca vá junto. Reserve.
Dissolva o tahine em um pouco de água fervente, coloque o sal, alho batido e o limão, e em seguida bata a berinjela junto com eles até que fique uma mistura homogênea. Finalize com alguma erva fresca como salsinha ou hortelã.
Por fim, é só servir com torradas.

Berinjela na airfryer

Para a receita de berinjela assada na airfryer você vai precisar de:
1 berinjela
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta a gosto
Alho amassado

Modo de preparo
Pique a berinjela em cubos e deixe de molho por 15 minutos em um recipiente. Junte a manteiga com os temperos em outro local, e em seguida, seque a berinjela e misture bem.
Pegue o preparo e coloque na airfryer por 20 minutos, e vá mexendo de tempos em tempos para que não passe do ponto. A berinjela deve estar dourada e macia para ser servida.

Receita de berinjela assada com legumes

A receita de berinjela assada com legumes é ideal para quem precisa preparar os alimentos para refeições diárias.
Para fazer essa receita você vai precisar de:
2 berinjelas grandes
2 cebola média
2 pimentões coloridos
azeite de oliva
azeitonas pretas
1 limão
3 dentes de alho
ervas frescas
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Pique todos os ingredientes em um mesmo tamanho. Deixe a berinjela descansando na água por 15 minutos, e em um refratário misture os outros ingredientes. Em seguida, seque a berinjela e tempere.
Em uma forma coloque todos os legumes temperados, o suco do limão e regue com bastante azeite. Misture bem e acerte o sal. Deixe no forno por pelo menos 30 minutos, e verifique o ponto sempre que possível. Por fim, depois de sair do forno, finalize com as ervas finas picadas.

Conclusão

Qualquer receita de berinjela assada vai proporcionar muito sabor e nutrição. Esse é um legume rico em fibras e vitaminas, que tem a sua composição abastecida de água. Um prato cheio para quem faz dieta e quer uma rotina mais saudável.
Quando assada, a berinjela pode ser armazenada na geladeira por dias, e por isso também é ideal para quem prepara refeições com antecedência. Ela também serve para momentos especiais, virando um ótimo patê, ou até mesmo uma caponata. Teste todas as receitas que listamos e encontre a sua favorita.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.