Receita de Mousse de Chocolate com 2 ingredientes - Menu Criativo - Receitas

21/02/2023

Receita de Mousse de Chocolate com 2 ingredientes

A mousse de chocolate é uma das sobremesas mais antigas que me lembro. Consigo me lembrar desde sempre de ter mousse de chocolate de sobremesa. 
Eu nunca gostei de fazer mousse de chocolate, e, honestamente, eu entendo: a mousse de chocolate clássica é um pouco exigente e requer a separação dos ovos, o chocolate derretido na temperatura certa e mexer tudo com muito cuidado. Mas você sabia que existe uma versão fácil de mousse de chocolate de dois ingredientes que qualquer um pode fazer?
Essa mousse de chocolate é a sobremesa mais rápida e sofisticada que conheço, e o resultado é tão cremoso e perfeitamente doce e chocolatudo que se você souber fazer apenas essa receita de mousse de chocolate, já vai fazer sucesso sempre. 
Com apenas meio litro de creme de leite e um pouco de chocolate picado, você pode fazer uma sobremesa impressionante com facilidade. Tudo que você precisa saber é como bater o creme .
receita mousse de chocolate

Mousse de Chocolate

(Rende 4 porções - Tempo de Preparo - 15 minutos + 2 horas de geladeira)

1 1/2 xícaras creme de leite fresco gelado
1 xícara (170g) de chocolate de boa qualidade picado grosseiramente (você pode usar chocolate ao leite, meio amargo ou até mesmo misturar metade de cada um)

Modo de Preparo
Aqueça 1/2 xícara do creme de leite fresco em uma tigela para micro-ondas por 1 minuto. Adicione 1 xícara do chocolate picado e mexa até ficar homogêneo. Deixe a tigela de lado por 5 minutos e vá mexendo de vez em quando até todo chocolate derreter.
Em uma batedeira, bata essa mistura de chocolate e creme até ficar mais fofo. Deixe na geladeira enquanto bate o creme restante
Coloque o restante (1 xícara) do creme de leite frio em uma tigela média. Bata com uma batedeira até formar picos firmes.
DICA: Se você passar o batedor pelo creme e levantá-lo, a ponta do creme mal deve se curvar - é um pico médio. Enquanto bate o creme, você começará a ver os batedores (ou batedor) deixando um rastro, e é aí que você vai querer desacelerar e ficar de olho para que o creme não bata demais. Bata um pouco e faça o teste de levantar o batedor. Assim que você levantar o batedor da batedeira e o pico ficar firme, pare de bater.
Coloque esse chantilly sobre a mistura de chocolate que estava na geladeira com uma espátula grande em três adições, desta forma: 
coloque 1/3 do chantilly sobre a mistura de chocolate e misture delicadamente, depois coloque mais 1/3 e misture delicadamente e então coloque o restante e misture.
Trabalhe com rapidez e delicadeza e não se preocupe se houver algumas manchas de creme na mousse de chocolate.
Divida a mistura entre 4 ramequins ou copos de coquetel. Leve à geladeira pelo menos 2 horas antes de servir.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.