Almôndega de Lentilha - Menu Criativo - Receitas

07/03/2023

Almôndega de Lentilha

Apesar de não ser vegetariana, eu como pouca carne. Prefiro versões vegetarianas de algumas comidas, e isso não quer dizer comida sem sabor.
Essas almôndegas de lentilha ficam super saborosas e combinam muito bem servidas com macarrão com molho de tomate.
Então a receita de hoje são almôndegas de lentilha vegetarianas fáceis de assar - simples, saudáveis, sem glúten e cheias de proteínas! Perfeito para uma refeição simples e sem carne.
almondega vegetariana

Almôndegas de Lentilha


Para as almôndegas:
3/4 xícara de lentilhas
2 xícaras de caldo de legumes ou caldo de galinha
2 colheres de chá de azeite
1/2 cebola média picada
1 xícara de cenoura ralada
2 dentes de alho picados
1/2 xícara de aveia em flocos finos
1/4 xícara de salsinha
1 1/2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 colher de chá de orégano seco
1/2 colher de chá de sal 
1/4 colher de chá de pimenta preta
1 ovo grande

Lave as lentilhas: Coloque as lentilhas em uma peneira, remova quaisquer lentilhas murchas ou pequenos pedaços de rocha ou outros detritos. Enxágue bem em água fria. 
Cozinhe as lentilhas: Adicione as lentilhas lavadas a uma panela média com o caldo de legumes. Leve para ferver em fogo médio alto, assim que começar a ferver, reduza o fogo para  baixo. 
Deixe ferver por cerca de 20 a 30 minutos (vá testando), até que as lentilhas estejam macias. Fique de olho nelas para garantir que não sequem - você quer que as lentilhas estejam sempre cobertas com líquido. Se as lentilhas ainda não estiverem macias, mas o líquido tiver sido absorvido, adicione mais água e continue cozinhando. Escorra o excesso de líquido e reserve.
Enquanto isso, aqueça o azeite em uma frigideira média em fogo baixo. Depois de quente, adicione a cebola e cozinhe até que a cebola fique translúcida. Junte as cenouras e cozinhe por mais 2 minutos, depois acrescente o alho e cozinhe até perfumar, cerca de 1 minuto adicional.

Coloque a aveia e a salsinha em um processador de alimentos equipado com uma lâmina de aço e pulse algumas vezes para começar a misturar. Adicione as lentilhas cozidas, a cebola refogada, extrato de tomate, orégano, sal e pimenta. 
Pulse algumas vezes para começar a combinar a mistura e, em seguida, adicione o ovo cru. Pulse mais algumas vezes até que a mistura esteja homogênea, mas as lentilhas ainda tenham alguma textura. Reserve e deixe descansar por 10 minutos ou leve à geladeira durante a noite.
Pré-aqueça o forno a 250 ºC. Unte uma assadeira grande com manteiga ou azeite. 
Enrole a mistura de lentilhas em bolas de aproximadamente 3 cm de diâmetro. Disponha as almôndegas em uma única camada na assadeira. Leve para assar até que as almôndegas estejam douradas e levemente crocantes. Sirva quente como petisco ou com macarrão e o molho desejado.

Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar à nossa comunidade e me seguir no Facebook ou Instagram para atualizações! 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.