Arroz Frito - Mexido de Arroz com Ovo - Menu Criativo - Receitas

16/05/2023

Arroz Frito - Mexido de Arroz com Ovo

Esta receita de arroz frito de inspiração chinesa é minha favorita absoluta. É rápida e fácil de fazer, você pode ir mudando e adequando de acordo com seu gosto e mix preferidos de legumes e temperos.
arroz frito
Ok, vamos direto ao assunto. Antes da receita, aqui estão as coisas importantes que aprendi sobre como fazer o melhor arroz frito.

Use arroz frio
Você deve planejar com antecedência e usar arroz cozido bem refrigerado. O arroz quente (ou mesmo morno) não vai fritar bem quando atingir a panela quente e resultará em pedaços encharcados e pegajosos - não é bom. Portanto, sobras de arroz refrigerado são ideais! 

Use manteiga
Sim, manteiga. Nada de óleo, azeite e muiiiito menos margarina. A manteiga deixa tudo com um gosto muito melhor e também deixa tudo perfeitamente dourado.

Use vegetais a seu gosto
Além de adicionar alguns pontos agradáveis ​​de cor, os vegetais contribuem bastante para adicionar um pouco de sabor e frescor ao arroz frito. Usando seus vegetais preferidos, o arroz fica menos pesado.

Use óleo de gergelim 
Usar o óleo de gergelim torrado é 100% necessário para o sabor asiático final. É o meu ingrediente cheiroso favorito na minha cozinha e tem um gosto maravilhoso em arroz frito. Observe também que o óleo de gergelim é um óleo de acabamento, não um óleo de cozinha, então retire a panela do fogo antes de misturá-lo.

Use fogo alto
Isso ajudará a fritar e dourar bem o arroz e os vegetais, além de evitar que o arroz cozinhe na panela em vez de fritar.

Deixe o arroz dourar um pouco no fundo
Se você é como eu e gosta que o arroz fique um pouco crocante, deixe-o descansar um pouco entre as refogadas para dourar um pouco no fundo. Também ajuda muito usar uma frigideira antiaderente para que o arroz não grude no fundo da panela.

Arroz Frito

(Rende 6 porções - Tempo de preparo: 25 minutos)

3 colheres de sopa de manteiga
2 ovos grandes batidos
2 cenouras médias, descascadas e cortadas em cubos
1 cebola branca pequena, em cubos
1/2 xícara de ervilha congelada
3 dentes de alho, picados
sal e pimenta preta
4 xícaras de arroz cozido e resfriado (eu prefiro arroz do tipo japonês, mas você pode usar o arroz comum)
3 ramos de cebolinhas cortadas finas
3 a 4 colheres de sopa de molho de soja, ou mais a gosto
2 colheres de chá de molho de ostra (opcional)
1/2 colheres de chá de óleo de gergelim torrado

Aqueça 1/2 colher de sopa de manteiga em uma frigideira grande em fogo médio-alto até derreter. Adicione o ovo e cozinhe, mexendo ocasionalmente (até aqui, é como se você estivesse fazendo ovos mexidos). Retire o ovo e transfira para um prato separado.
Adicione mais 1 colher de sopa de manteiga à panela e aqueça até derreter. Adicione a cenoura, a cebola, as ervilhas e o alho e tempere com uma generosa pitada de sal e pimenta. 
Refogue por cerca de 5 minutos ou até que a cebola e a cenoura estejam macias. Aumente o fogo para alto, adicione as 1 1/2 colheres de sopa restantes de manteiga e mexa até derreter. 
Adicione imediatamente o arroz, metade da cebolinha, o molho de soja e o molho de ostra (se estiver usando) e mexa até incorporar. 
Continue refogando por mais 3 minutos para fritar o arroz, mexendo de vez em quando. (Eu gosto de deixar o arroz descansar um pouco entre as refogadas, para que fique crocante no fundo.) 
Em seguida, adicione os ovos e mexa para combinar tudo. 
Retire do fogo e misture o óleo de gergelim. Prove e tempere com molho de soja extra, se necessário.
Salpique o restante da cebolinha e sirva.

Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar à nossa comunidade e me seguir no Facebook ou Instagram para atualizações! 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.