Frango Xadrez - Menu Criativo - Receitas

14/03/2024

Frango Xadrez

Frango xadrez era um daqueles pratos super famosos nos anos 2000 que por alguma razão caiu no esquecimento, mas aqui a gente ama!
Então hoje trago a receita desse clássico da culinária asiática:

receita frango xadrez

Frango Xadrez

(Rende 2 a 4 porções - Tempo de preparo: 1 hora)

2 filés de peito de frango (cerca de 500g)
½ cebola picadinha
1/2 pimentão verde cortado em cubos
1 cenoura grande cortada em cubos 
1/2 xícara de amendoim com casca (pode ser torrado ou cru)
1 colher (sopa) de amido de milho
¼ de xícara (chá) de shoyu (molho de soja)
1 pedaço de 1cm de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de óleo
sal e pimenta a gosto

Corte os filés de frango e os legumes em tamanhos iguais. 
Coloque o frango em uma tigela, acrescente o amido de milho, 2 colheres de sopa de shoyu e o gengibre e deixe marinar por 30 minutos. 
Leve uma panela wok (ou frigideira grande) ao fogo alto. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de óleo, junte o frango (sem o líquido da marinada) e deixe dourar por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando.
Afaste o frango para as laterais da panela. Regue o centro da wok com o restante do óleo, acrescente a cebola e refogue por 1 minuto. Abaixe o fogo, junte o frango e a cebola. Adicione o pimentão e a cenoura e refogue até a cenoura ficar levemente macia. Regue com o restante do shoyu, o líquido da marinada e o amendoim e mexa tudo por 5 minutos para incorporar os sabores e formar um molho. Desligue o fogo, prove, acerte o sal (se precisar, o shoyu já é bem salgado) e tempere a gosto com pimenta-do-reino. Sirva a seguir com o molho que se formou na panela. Fica uma delícia com arroz!

Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar à nossa comunidade e me seguir no Facebook ou Instagram para atualizações!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.