Legumes Assados com Molho de Limão - Menu Criativo - Receitas

25/04/2013

Legumes Assados com Molho de Limão

Adoro legumes assados. Gosto do sabor acentuado e da consistência mais crocante que os legumes ficam. Legumes cozidos normalmente ficam sem graça e molengas, mas os assados não...
E esse molho de limão deu todo o toque final necessário. Eu amei o resultado final, e servi acompanhando uma costelinha ao barbecue. 

legumes assados

Legumes Assados com Molho de Limão
(Rende 2 a 4 porções - Tempo de Preparo: 1 hora e 30 minutos)

1 batata doce
1 batata
1 cebola roxa
1 abobrinha
azeite para regar
sal, pimenta e ervas a gosto. (usei sálvia e tomilho)

Para o molho de Limão:
1 limão siciliano (use o siciliano que é menos ácido)
raspa da casca do limão
3 colheres de azeite
sal, pimenta e ervas a gosto (usei novamente sálvia e tomilho)

Você escolhe os legumes que tiver, não precisa ficar presa aos que eu mencionei ok!? Eu já fiz com pimentão, com brócolis, etc. Eu gosto muito de colocara batata doce porque fica muito bom! Só o tomate não deve ser usado, porque ele solta muita água e fica uma pasta.

como assar legumes

Pique todos os legumes +/- do mesmo tamanho para o cozimento ser igual. Então coloque todos em uma forma, regue com bastante azeite e tempere com sal, pimenta e ervas que preferir. Cubra tudo com papel alumínio e leve ao forno baixo (180ºC) por cerca de 1 hora e 15 minutos.
Depois desse tempo, retire o papel alumínio e deixe no forno por mais 15 minutos na temperatura média (230ºC) para dar uma tostadinha.

receita de molho de limão

Durante esse tempo, prepare o molho de limão: Misture todos os ingredientes com um garfo. O molho ficará bem ácido, mas combinará com os legumes assados. Eu coloquei sal novamente porque assei os legumes com pouco sal.
Depois dos 15 minutos para tostar, retire os legumes do forno e jogue o molho de limão por cima. O aroma fica incrível. Sirva quente ou morno como acompanhamento ou como uma salada quente. Combina muito com carnes! 

2 comentários:

  1. Também sou super fã de legumes Ana Paula, em especial assados assim como os seus, o limão fez toda a diferença. Ficou delicioso certamente. Gostei muito. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Josy! Não falei que eu costumava fazer assados como você? rs
      bjos!

      Excluir

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.