Colher de Pau - Dicas, Limpeza e Desinfecção - Menu Criativo - Receitas

08/01/2018

Colher de Pau - Dicas, Limpeza e Desinfecção

A colher de pau é um daqueles utensílios encontrados em quase todas as cozinhas. Nossas avós usavam e muitas ainda usam.
Há quem ame e quem deteste as colheres de pau. Uma boa limpeza e desinfecção é a parte mais importante para que essas amadas colheres durem mais e sejam sempre seguras.

colher pau

Quando Usá-las

São ideais para usar com panelas antiaderentes, pois não danificarão a superfície, e também para mexer cozidos e molhos por bastante tempo, porque o calor não percorre o cabo.

Limpeza e Desinfecção

Apesar dos boatos sobre a proliferação de fungos e bactérias, é importante lembrar que a higiene das colheres de pau deve ser muito bem feita. Com o devido cuidado, elas não são mais perigosos do que outros materiais. A madeira é naturalmente anti-bacteriana, então, a menos que você esteja usando colheres de pau com trincas profundas que estejam hospedando alimentos, elas estão perfeitamente seguras.
Limpeza geral: Basta lavar à mão em água morna e com sabão (use seu detergente preferido), enxaguar bem e deixar secar no ar ambiente. O importante é mantê-las sempre em ambiente seco.
Elas podem ser lavadas na máquina de lavar louça, mas podem quebrar mais rápido ao longo do tempo (devido à temperatura da água) e será necessário substituir com mais freqüência. Se você tem uma colher de pau favorita e de boa qualidade que não pode ser facilmente substituída ... fique com a lavagem à mão. 
Outra dica: evite deixá-las na pia junto com a louça suja, lave-as logo após o uso.
Para desinfetar: Lavar em água morna com sabão, enxaguar e mergulhar em uma solução com quantidades iguais de vinagre e água durante cerca de 5 minutos. Enxágue, seque com um pano para remover o excesso de umidade e deixe secar ao ar.

Como Retirar Odores

Para diminuir algum odor que sua colher de pau possa ficar, coloque-a em imersão em uma solução de bicarbonato de sódio / água (3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 2 xícaras de água morna). Deixe por cerca de 15 ou 20 minutos e enxágue bem. Seque com um pano e deixe secar ao ar.

Quando Trocar

Quando elas começam a se partir, quebrar ou desenvolver trincas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.