Garimpando Louças Antigas - Menu Criativo - Receitas

09/01/2018

Garimpando Louças Antigas

Sempre que eu posto uma foto no instagram (@menucriativo) com alguma louça antiga, as pessoas comentam que se lembram da mãe ou da avó. (vejam as fotos que estou dizendo AQUI e AQUI).
As louças antigas nos trazem uma sensação de pertencimento, uma sensação boa de nostalgia, onde lembramos de pessoas e momentos bonitos...

louças
Travessas que ganhei da minha Avó e Tia
E se você pudesse ter essa sensação sempre que olhasse para uma louça que foi de alguém especial ou que você se lembre de alguém especial? Então vamos garimpar! 
Eu andei garimpando louças antigas com muitas pessoas e tenho formado um acervo pequeno de coisas especiais, então venho dar dicas para você também montar seu acervo:

Dicas de como Garimpar Louças Antigas

Peça!

Peça para a mãe, avó, sogra, seja cara de pau e peça! Vó, a senhora não tem uma travessa bem lindona antiga aí parada, para me dar? Tia, que xícara linda, o dia que a senhora não quiser mais, me dá? 
Gente, a maioria das minhas peças eu consegui assim, pedindo e explicando às pessoas que eu gostaria de montar um acervo de peças que me remetessem a boas lembranças.
Foi assim que ganhei as travessas mais amadas do meu feed:

louça antiga

Pesquise em bazares locais

Na minha cidade (e em quase todas) existem pequenos bazares de bairro, onde você consegue encontrar coisas bacanas com bons preços. Entidades sem fins lucrativos e a APAE costumam fazer bazares para captação de verbas, esta é uma boa chance para você tentar adquirir uma louça bacana e ainda ajudar a entidade.
Foi em um desses bazares que consegui algumas peças.

lavar louça
Peças que comprei em bazares e ganhei da minha sogra
Ainda podemos procurar em antiquários, mas esses locais costumam ter um preço um pouco salgado.

Sites da Internet e Mercado Livre

A internet como um todo é um excelente lugar para pesquisar louças antigas, porém tome cuidado, pois uma louça antiga é diferente de uma louça que parece antiga.
Eu pessoalmente só fico com louças que me trazem lembranças ou que eu sei que realmente são antigas, mas nada impede que você adquira louças novas que pareçam antigas.

travessa
Bule e Leiteira antigos que ganhei da minha mãe
O mais importante é você amar a peça que vai pedir e/ou comprar e também ter cuidado com elas. As travessas da minha vó por exemplo, são muito antigas, de quando ela casou, então tenho o maior cuidado ao usar e ao lavar, pois quero que elas fiquem por muito tempo ainda na minha família. É uma forma de ter a presença da vó conosco! 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.