5 Comidas para Provar no Sri Lanka - Menu Criativo - Receitas

09/04/2018

5 Comidas para Provar no Sri Lanka

A ilha do Sri Lanka, em forma de lágrima no Oceano Índico, é um verdadeiro deleite culinário. Através de anos de colonização e comércio, muitas culturas influenciaram a sua gastronomia, criando uma fusão cheia de especiarias, de sabores holandeses, portugueses, ingleses, malaios, indianos e indígenas para atrair as papilas gustativas.

Foto: Daniel Klein
Certamente, não há escassez de peixe, marisco, vegetais e especiarias para se transformar um curry tentador. O coco desempenha um papel fundamental nos pratos. E sempre há água de coco rei, para a  refrescar a manhã seguinte.

Foto: Food Republic

Hoppers de ovos

Tradicionalmente comido no café da manhã, o salgadinho, tigela em forma de Sri Lanka, toma panquecas são deliciosas a qualquer momento. Eles são feitos de uma massa de farinha de arroz fermentada, leite de coco, água de coco e uma aspersão de açúcar, que é cozida em uma pequena e alta panela semelhante ao wok. Um ovo é quebrado quando ele cozinha e é servido com um sambol picante.

Foto: Travel 360

Sambol

O clássico prato, sambols são feitos de com uma mistura de coco ralado, pimentões, cebola, suco de limão e peixe ou atum curado, muitas vezes picantes, geralmente feitos com pilão de pedra.

Foto: Huey's Kitchen

Curry de vegetais

A refeição mais comum do Sri Lanka consiste em um mini-banquete de curry sazonal perfumado e  cheio de sabor. Sempre servido com arroz - branco, marrom ou vermelho - Os Sri Lankanos preferem comê-lo com os dedos.

Foto: Info Lanka

Gotu Kola Kanda

Parte sopa, parte de mingau de ervas, esta mistura verde nutritiva é a versão natural antiga do Sri Lanka de uma bebida energética. Feito de vegetais frondosos - incluindo ervas medicinais e arroz, acredita-se que tenha muitas propriedades que dão saúde, incluindo a ajuda à digestão, a redução do colesterol e o aumento do sistema imunológico.

Foto: Ministry of Crab

Caranguejo

Os frutos do mar desempenham um papel importante na dieta do país, e os caranguejos da lagoa do Sri Lanka são justamente famosos em todo o mundo por sua suculenta carne doce. O restaurante Ministry of Crab, de Colombo - que faz uma aparição regular nas melhores listas de restaurantes da Ásia - celebra este icônico crustáceo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.