O Que Comer entre as Refeições - Menu Criativo - Receitas

14/05/2018

O Que Comer entre as Refeições

Café da manhã, almoço e jantar são as principais refeições do dia e todo o mundo sabe que não se deve pular nenhuma delas. Mas o que fazer quando bate aquela fominha entre essas refeições? 
A resposta é simples: nesses intervalos, é preciso fazer as refeições intermediárias. “Os lanches são indicados para repor a energia que o organismo gasta para manter tudo funcionando, da respiração celular ao funcionamento cerebral, passando pela digestão e excreção, entre outras funções”, diz a nutróloga Luiza Savietto, professora de culinária do Namu Cursos (www.namucursos.com.br), primeira plataforma de cursos online voltada para uma vida equilibrada.


Recomendadas também para quem pratica atividade física muscular, onde a demanda energética é maior, as refeições intermediárias devem ser feitas de acordo com a fome de cada um. “O melhor tipo de lanche são os alimentos naturais, não processados ou industrializados”, afirma a nutróloga.


Entre o desjejum e o almoço ou à tarde quase sempre não há tempo para o preparo de uma refeição e, pela praticidade, as pessoas costumam recorrer a produtos como bolachas, doces ou salgadinhos. Mas esses alimentos processados, com açúcar, corantes, realçadores de sabores, e também os pães, bolos e biscoitos, feitos com farinhas refinadas, não contêm os nutrientes necessários e por isso são praticamente inúteis.

Segundo a nutróloga, o ideal é comer frutas leves, que são portáteis, no período da manhã, antes do almoço. E, à tarde, recorrer a alimentos com maior conteúdo de proteínas, como aveia em barrinhas caseiras (ou com banana), frutas secas, sementes de chia, abóbora ou girassol, ou castanhas (poucas unidades por porção).

Já quem quer emagrecer deve optar por lanches naturais e funcionais, que aceleram o metabolismo e não se acumulam nos tecidos. Nesse caso, a solução é investir em alimentos pobres em amido e açúcares (mesmo frutose), como abacate, coco seco em lascas, berries desidratadas ou frescas, frutas leves e itens alimentares que aceleram o metabolismo ou diminuem o índice glicêmico como laranja-lima ou abacaxi com canela em pó, mamão e gengibre em pó.

A escolha consciente das refeições intermediárias interfere em todo funcionamento do metabolismo. Luiza conta que escolhas corretas podem evitar doenças a médio e longo prazo como, por exemplo, patologias articulares, cardíacas e metabólicas.

Dá uma olhada neste post de Lanches e Petiscos Saudáveis

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.