Saiba mais sobre Cerveja - Menu Criativo - Receitas

22/05/2018

Saiba mais sobre Cerveja

"Qual a diferença entre cerveja Pilsen e Larger?", "Cerveja engorda?", "Cerveja pode estragar?", “Com ou sem colarinho”... Se você tem essas e outras dúvidas sobre cerveja, então está no lugar certo.
Convidamos a sommeliére de cerveja, mestre cervejeira e engenheira de alimentos Kathia Zanatta para tirar as principais dúvidas dos amantes de cerveja.

Se você ama esta que é uma das bebidas mais consumidas do planeta e quer saber mais sobre ela, confira o bate-papo completo a seguir.

Qual a diferença entre os termos cerveja Pilsen e Lager?

Lagers são cervejas de baixa fermentação, produzidas por um tipo de levedura específica (Saccharomyces pastorianus).
Costumamos dizer que Lager é uma família de cervejas, que engloba vários estilos, como Pilsen, Munique Dunkel, Viena Lager, Bock etc. Portanto, Pilsen é uma Lager. 

Quanto mais escura, mais forte?

Não. São dois atributos desvinculados.
O álcool da cerveja é atingido em função da concentração inicial de açúcares do mosto, proveniente do malte ou de outras matérias-primas utilizadas como fonte de açúcares. Estes serão transformados em álcool durante o processo de fermentação.
A cor também é conferida pelos maltes, que, em função das diferentes temperaturas de secagem, podem ou não ser caramelizados e torrados. Assim, posso ter cervejas claras e escuras, sendo leves ou não.

A qualidade da água influencia?

Hoje, as características da fonte de água não são mais tão relevantes, em função da tecnologia. 
As águas, de diferentes fontes, podem ser tratadas para ficarem equivalentes na composição , através da remoção ou adição de sais, minerais, ácidos etc.

Qual o papel do amargor na qualidade? 

Ele equilibra o dulçor do malte e é proveniente, principalmente, do lúpulo e ajuda no drinkability (conceito referente ao prazer com a bebida).

Há um copo certo para cada tipo?

Sim. Por exemplo, recomendamos servir a cerveja pouco aromática em um copo com borda mais estreita, pois, assim, concentramos os aromas para melhor percebê-los.
Em contrapartida, uma cerveja bastante complexa e aromática deve ser servida em uma taça bojuda para melhor volatilização dos seus aromas. 


Cerveja engorda ou ajuda a formar barriga? 

As cervejas mais comuns, tipo Pilsen, têm um teor calórico menor do que quantidades iguais de suco de laranja, por exemplo.
Mas estamos falando de um chope ou uma long neck de cerveja. E a diferença é: as pessoas tomam um suco de laranja; não cinco ou seis.
Enfim, com moderação, cerveja definitivamente não engorda. E existem estudos científicos, inclusive, que comprovam que ela não é a causa da barriguinha.

A cerveja pode estragar? 

Depois de certo tempo, suas características sensoriais se deterioram. Portanto, seu aroma e sabor podem ficar desagradáveis.
Entretanto, a cerveja “estragar” não significa que nos fará mal à saúde, pois, como o pH é baixo, nos protege de microrganismos patogênicos. 

Pode fazer cerveja em casa no Brasil? 

Essa prática tem crescido nos últimos anos, mas não há nenhuma regulamentação sobre a fabricação caseira no país.

Com ou sem colarinho? 

Com colarinho! A espuma é importante por diversos fatores: ajuda a manter a temperatura e o gás carbônico; preserva os aromas; e evita o contato do líquido com o ar, impedindo a oxidação.

Fonte: Proteste

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.