Sopa de Lentilha e Limão - Menu Criativo - Receitas

24/05/2018

Sopa de Lentilha e Limão

Esta tradicional sopa libanesa de lentilha leva ingredientes como ervas frescas e suco de limão. É uma sopa leve, deliciosa e muito simples de fazer! Você vai se surpreender.
As lentilhas são simplesmente temperados com um pouco de cominho, folhas frescas de coentro e suco de limão. Muito suco de limão! 
A sopa leva um limão inteiro, mas você ainda pode servir fatias de limão ao lado para que as pessoas possam adicionar mais. 
O caldo é apenas água, que seca bastante e deixa uma sopa bem grossa e faz com que realmente tenha o sabor dos vegetais e do cominho. Algumas pessoas gostam de fazer com caldo de galinha, mas eu acho que tira o gosto de cominho e limão. Juntos, esses dois ingredientes são a estrela do prato.


Sopa de Lentilha e Limão 
(Rende 6 a 8 porções - Tempo de Preparo: 1 hora)

1 cebola pequena picada em cubos
3 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de azeite
250g de lentilhas
1 cenouras média cortada em cubos pequenos
1/2 xícara de aipo (salsão) picado pequeno
1 colher de chá de cominho em pó
1 limão, espremido (eu usei limão rosa / cravo / caipira, mas você pode usar o siciliano para dar mais sabor ou o tahiti para deixar mais ácido)
1/2 xícara de folhas de coentro picadas
Sal e pimenta a gosto
1,5 a 2 litros de água
Decoração: rodela de limão

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até começar a murchar. Então acrescente o alho, a cenoura e o aipo e refogue até o alho começar a dourar.
Adicione a água e as lentilhas. Deixe ferver, reduza o fogo para baixo e cozinhe com a panela tampada até as lentilhas ficarem bem macias, quase desmanchando. Durante o cozimento, mexa de vez em quando e se estiver secando, acrescente um pouco de água.
Adicione o cominho, coentro, sal e pimenta e continue fervendo por mais 10 minutos.
Desligue o fogo e acrescente o suco de limão. Mexa e sirva quente.

Dica: Você pode servir com uma colherada de iogurte natural e também com pães ou torradas para acompanhar.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.