Nhoque de Grão de Bico - Menu Criativo - Receitas

26/10/2018

Nhoque de Grão de Bico


O nhoque é uma delícia e existem tantas opções diferentes para fazer a massa que o torna um coringa. Nhoque de batata, de abóbora, batata doce, e hoje trago a opção de nhoque de grão de bico. 
Delicioso e cheio de nutrientes. Olha só:

grao de bico

Nhoque de Grão de Bico
(Rende 4 a 6 porções - Tempo de Preparo: 2 horas)

1 xícara (chá) de grão-de-bico (180g)
4,5 litros de água
2 colheres (sopa) de manteiga (40g)
1 xícara (chá) de farinha de trigo (130g)
1 colher (sopa) de azeite (15ml)
1/2 colher (chá) de sal para a massa
3 colheres de sal para a água de cozimento

Deixe o grão-de-bico de molho em água suficiente para cobri-lo, de um dia para o outro. Escorra, lave novamente os grãos e coloque-os na panela de pressão com 1,5 litros de água. Deixe cozinhar em fogo médio por 20 minutos, após pegar pressão. Escorra a água, retire as cascas dos grãos e bata-os no processador até formar uma pasta bem lisa. 
Derreta a manteiga. Em uma tigela, junte a pasta de grão-de-bico com a manteiga derretida, a farinha de trigo, o azeite e 1/2 colher (chá) de sal. Misture com as mãos até obter uma massa homogênea. Em uma superfície lisa e enfarinhada, faça rolinhos de 2cm de diâmetro com a massa e corte-os em pequenos pedaços de 1cm. 
Em uma panela grande, ferva 3 litros de água com o restante do sal em fogo alto. Adicione na água fervente 15 rolinhos de massa por vez. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque-os em uma travessa. Repita o procedimento até cozinhar toda a massa e reserve.
Sirva com o molho de sua preferência.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.