Menu Criativo - Receitas

30/10/2025

Bolo Pão de Ló Leve e Fácil
30.10.250 Comentários
Esse bolo levíssimo é delicioso, fácil de fazer e é a pedida certa para acompanhar um cafézinho.
Você ainda pode rechear o pão de ló e ter várias opções de bolo para festas.
bolo pão de ló

Bolo Pão de Ló


4 ovos com clara e gema separadas
3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 xícara (chá) de água fervente

Modo de Preparo

Bata as claras em neve com uma pitada de sal e reserve. 
Em outra tigela para batedeira, coloque as gemas com a água fervente e bata até a espuma subir nas bordas. Junte o açúcar e bata mais alguns minutos.
Sem parar de bater, junte a farinha aos poucos, e bata por 20 minutos em batedeira comum (não bata menos tempo porque o resultado não é o mesmo).
Junte então, o fermento em pó e as claras e mexa delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima e coloque em uma forma untada e enfarinhada.
Antes de colocar no forno, bata a assadeira com a massa algumas vezes numa superfície para eliminar bolhas de ar que podem causar a quebra do bolo na hora de desenformar.
Asse em forno quente nos primeiros dez minutos e depois abaixe para médio. 
Desenforme morno.


Compre Itens para sua Cozinha AQUI
Leia Mais

23/10/2025

Croquete de Carne Moída
23.10.250 Comentários
Qual seu salgadinho de festa preferido? Alguns vão falar coxinha, bolinha de queijo... mas o meu é croquete de carne.
Eu adoro quando o croquete é crocante por fora, mas bem macio por dentro. A receita de hoje é assim.
Fácil de fazer e deliciosa! Você ainda pode preparar a carne 1 dia antes e depois empanar e fritar.
croquete de carne

Croquete de Carne Moída

(Rende cerca de 25 croquetes - Tempo de Preparo: entre 2 e 3 horas)

Para o croquete
500g de carne moída (acém, coxão mole, etc.)
1 cebola pequena picadinha
3 dentes de alho amassados
1/2 xícara de leite
1/4 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de extrato de tomate
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
salsinha picada a gosto
pimenta do reino a gosto

Para empanar e fritar
1/4 de xícara de chá de farinha de trigo
1 ovo
1/2 xícara chá de farinha de rosca (ou farinha panko para ficar ainda mais crocante)
2 xícaras de chá de óleo para fritar

Modo de Preparo do Croquete

Em uma panela no fogo médio regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até começar a dourar. Junte o alho e mexa por 2 minutos.
Coloque a carne moída, tempere com o sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até a carne ficar cozida e bem soltinha. Junte o extrato de tomate e mexa por 2 minutos, para dar sabor à carne.

Misture a farinha com o leite e junte à carne. Mexa bem por cerca de 5 minutos, até formar uma massa cremosa e bem úmida, que solte do fundo da panela.
Misture a salsinha e transfira a massa de croquete para uma travessa pequena. Cubra e leve à geladeira para esfriar por, pelo menos, 1 hora (se preferir, prepare no dia anterior).

Modo de preparo de empanar e fritar

Para modelar os croquetes: retire 1 colher (sopa) da massa e modele com as mãos no formato de croquete, com cerca de 4 cm de comprimento. Repita com toda a massa.

Para empanar: Coloque a farinha de trigo num prato raso e a farinha de rosca numa tigela média (ou prato fundo). Num prato fundo, quebre o ovo e bata com o garfo apenas para misturar a clara com a gema.
Passe um croquete pela farinha de trigo e dê uma batidinha para tirar o excesso; depois passe o croquete pelo ovo batido e deixe escorrer bem o excesso; em seguida, coloque o croquete na farinha de rosca e chacoalhe levemente a tigela. 
Dê uma leve pressionada no croquete para ficar bem empanado com a farinha de rosca e transfira para outra travessa. Repita o processo com o restante dos croquetes modelados.

Para fritar: Leve uma panela pequena, de borda alta, com o óleo ao fogo médio para aquecer até atingir cerca de 180 ºC. Enquanto isso, forre uma travessa com papel-toalha.
Coloque delicadamente 3 ou 4 croquetes no óleo quente e deixe dourar por cerca de 2 minutos. Com a escumadeira, retire os croquetes fritos da panela, deixando escorrer bem o óleo e transfira para a travessa forrada com papel-toalha. Repita a operação com o restante dos croquetes e sirva a seguir.

Leia Mais

16/10/2025

Arroz Doce Cremoso
16.10.250 Comentários
Um dos doces preferidos dos brasileiros, o arroz doce bem cremoso é uma receita simples e fácil de fazer, mas que trás todo um carinho para quem come.
Segue a receita do arroz doce cremoso tradicional:
Arroz Doce Cremoso

Arroz Doce Cremoso

(Rende 8 porções - Tempo de preparo: 1 hora de preparo)

1 xícara (chá) de arroz
3 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de água
⅓ de xícara (chá) de açúcar
½ lata de leite condensado
1 canela em pau
3 cravos-da-índia
1 pitada de sal
canela em pó a gosto para servir

Modo de Preparo

Numa panela misture o leite, com a água, o açúcar e o sal. 
Coloque o arroz, a canela e os cravos. Leve ao fogo alto e mexa até começar a ferver.
Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando, até os grãos ficarem macios – nesse momento o preparo ainda deve estar com bastante líquido, pois o arroz continua absorvendo o caldo enquanto esfria. 
Misture o leite condensado e deixe cozinhar por mais 5 minutos para ficar cremoso.
Transfira o arroz-doce para uma tigela e deixe amornar antes de levar para a geladeira – o arroz-doce fica mais cremoso de um dia para o outro. 
Pode ser servido gelado ou quente. Polvilhe canela em pó a gosto na hora de servir.

Leia Mais

09/10/2025

Suco: Maracujá e Couve
9.10.250 Comentários
Uma deliciosa opção para variar o suco verde de todo dia.

suco maracujá

Suco de Maracujá e Couve
(Rende 500ml - Tempo de Preparo: 5 minutos)

1 xícara (chá) de polpa de maracujá
1 xícara (chá) de couve picada
500ml de água
Adoçante ou açúcar a gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo e sirva a seguir. Se quiser, você pode coar e adicionar gelo.

Leia Mais

02/10/2025

Alimentos Naturalmente Diuréticos
2.10.250 Comentários
Alimentos diuréticos ajudam o corpo a se livrar do excesso de líquidos, principalmente água, cujo principal efeito é inchaço no abdômen e nos membros inferiores.
Vários fatores podem causar retenção de líquido, incluindo algumas condições graves de saúde, no entanto, na maioria das vezes a alteração é fruto de mudanças hormonais, imobilidade ou gravidez.


Se você tiver retenção de líquido repentina ou causada por alguma condição de saúde, busque um médico. Porém, caso você a desenvolva de maneira leve, alguns alimentos podem ajudar. Confira o que está por trás de cada um deles.

O que são alimentos diuréticos?

Alimentos diuréticos são aqueles que ajudam na eliminação de líquidos por meio do aumento da excreção de sódio e urina.
Eles são uma forma natural de desinchar e, consequentemente, diminuir medidas e parecer mais magro.

Principais alimentos diuréticos

Nutricionistas indicam ingerir ao menos dois alimentos diuréticos por dia para evitar a retenção de líquido.

Água
Parece o contrário, mas ao manter o corpo hidratado, não haverá motivo para os rins reterem água para compensar desequilíbrios hídricos. Ou seja, a água possui fundamental efeito diurético.

Melão
Além de ser uma fruta com alto teor de água – o que ajuda na digestão e tem efeitos diuréticos – o melão possui cálcio, potássio e também vitaminas que combatem a ação dos radicais livres que prejudicam células saudáveis.

Brócolis
O brócolis conta com fibras e grandes quantidades de potássio, o que ajuda a equilibrar os níveis de sal do organismo e previne a retenção de líquidos.

Pepino
Pepino é rico nas vitaminas A, C, K e J e em várias do complexo B, sendo ótimo para visão, ossos, imunidade, fígado e músculos. A quantidade de minerais também chama atenção, principalmente de potássio, magnésio, cálcio, fósforo, zinco e manganês.

Melancia
A quantidade de água da melancia é ótima para a hidratação do organismo e, consequentemente, ajuda a reduzir a retenção de líquidos.
A fruta também combate os radicais livres e, como consequência, ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer — principalmente de pâncreas, pulmão, cólon e próstata.

Abacaxi
Em geral, o abacaxi é rico em água, vitaminas (A, B e C), além de possuir boa quantidades de cobre, manganês, ferro, magnésio e fibras.
Graças ao seu alto teor de água, se torna um poderoso diurético natural ao ajudar na eliminação de toxinas pela urina e combater a retenção de líquido. Isso inclusive pode refletir na balança e ajudar a emagrecer.

Agrião
O agrião contém nutrientes essenciais para a saúde, dentre eles: vitaminas (A, C e do complexo B), ferro, ácido fólico, enxofre, potássio, cálcio, fósforo e fibras.
Ele é digestivo, faz bem para o fígado, é um ótimo diurético natural.

Chá de hibisco com cavalinha
O chá de hibisco possui ação diurética, por isso é muito utilizado por quem retém grande quantidade de líquidos.
A cavalinha contém diversos nutrientes, como vitamina C, potássio, cálcio, fósforo, entre outros. Ela também funciona como uma drenagem linfática natural no corpo, pois expulsa o excesso de água, mantém sais minerais essenciais e alivia inchaço.

Salsão
O salsão se destaca pela presença de minerais, como sódio, cálcio, potássio, zinco, magnésio, ferro e cobre.
Tanto o salsão quanto a salsinha aumentam a produção de urina e a excreção de ácido úrico, permitindo que o corpo desinche

Como evitar inchaço?

O sistema linfático (responsável por drenar o excesso de líquido) não tem propulsor central, como acontece com o cardiovascular.
Então, para que os vasos linfáticos funcionem corretamente, são necessários alguns hábitos saudáveis como: prática de atividade física, consumo adequado de água, dieta equilibrada e consumo de alimentos que ajudam na eliminação de toxinas.

Fonte: Ativo Saúde

Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar à nossa comunidade e me seguir no Facebook ou Instagram para atualizações!
Leia Mais

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.