Tipos de Alface - Menu Criativo

21 de abril de 2017

Tipos de Alface

Já ficou na dúvida entre qual alface levar para cassa? Lisa, crespa, americana... são tantas opções! Então hoje trago as diferenças entre os tipos de alface mais encontrados no Brasil:

salada alface plantar


Alface Americana

Essa alface tem as folhas que se envolvem, ficando com o formato de uma bola (parecida com um repolho). Se adapta melhor ao calor sem danificar sua crocância e sabor, por isso é muito utilizada em sanduíches e saladas que contém ingredientes quentes. 
Esta alface possui um valor nutritivo bem inferior ao ser comparada aos outros tipos.


Alface Crespa

Rica em fibras, esta alface tem as bordas das folhas bem crespinhas, formando pequenas "ondinhas". Diferente da alface americana, suas folhas são presas apenas no caule. Auxilia na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo. 

Alface Frisada ou Frisée
É o tipo mais difícil de se encontrar. Esta alface contém quantidades razoáveis de vitamina A, niacina, vitamina C, cálcio, fósforo e ferro. Perfeito para ser usado em saladas que levam acompanhamentos de sabores fortes.

Alface Lisa
Possui sabor suave, folhas parecidas com a da alface crespa, mas como o próprio nome diz, são lisas. É o tipo de alface mais utilizado no Brasil. 

Alface Romana
Com folhas longas e de um verde mais escuro que as outras alfaces, ao contrário da maioria das espécies de alface, a romana é tolerante ao calor e também vai bem com pratos mornos ou que contenham ingredientes quentes, como lanches.


Alface Roxa

Devido a sua cor, contém uma quantidade maior de antioxidantes e antocianinas comparada às outras alfaces, o que faz dela a mais nutritiva das alfaces.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...